Música

Clube do Autoral estreia série de especiais neste domingo

Evento, que ocorrerá no Bloco, terá shows do rapper Mano Rick e do projeto Preto de Sapato

Divulgação - Preto de Sapato - DP - Preto de Sapato inaugura série de eventos de música autoral em Pelotas

O projeto Clube do Autoral realiza neste domingo o primeiro de uma série de quatro eventos que ocorrerão no Bloco. Na estreia, o show em dose dupla será do rapper Mano Rick e do grupo Preto de Sapato. A proposta, com financiamento do Procultura municipal, nasceu com o objetivo de tornar-se um espaço para difusão da música produzida pelos artistas de Pelotas.

De acordo com os organizadores, Bruno Chaves, André Silva e Paulo Renato Vieira Júnior, conhecido por Júnior Vieira, foram disponibilizados um lote de 50 ingressos gratuitos para o público em geral e outro de 50 também gratuitos como uma ação afirmativa, reservando livre acesso para pessoas pretas, indígenas, trans e travestis. Ambas as modalidades devem ser adquiridas via site Sympla. Ainda há ingresso a R$15,00 que é para colaboração com o projeto, este pode ser comprado pelo Sympla ou na hora do evento.

O Clube do Autoral surgiu de eventos independentes organizados no Quarto Laranja - Produção Sonora, chamados de “laboratório de composição”. Júnior Vieira explica que os laboratórios ocorrem no formato palco aberto. Já os shows especiais ocorrerão no Bloco.

Além dos shows, o evento terá sempre lojinha de artesanato ou brechó local, além da lojinha do Clube do Autoral. “Nessa primeira edição, o convidado é a La Trampa, com peças de vestuário em geral, ecobags e outros acessórios”, explica Vieira.

Duas propostas
Feliz por ser um dos selecionados pelo projeto, o rapper Mano Rick explica que a sua apresentação é no formato Amplifica, com a participação do DJ Luan e o guitarrista Chris Lemos. “Amplifica começou como nome do show e agora é o nome do formato do show”, explica o artista.

Mano Rick começou sua imersão no movimento Hip Hop em meados dos anos 2000. Em 2013, o MC lançou seu primeiro EP, Fatos e fatos, e em 2017, o primeiro álbum Do Dunas pro mundo, financiado pelo Procultura do município.

Preto de Sapato é muito mais do que um simples espetáculo musical, é uma reverência às raízes e à rica cultura dos ancestrais negros de Pelotas. Desde sua estreia em 2021, na cidade de Pelotas, o espetáculo tem sido uma poderosa expressão do legado negro, preservando e revitalizando o patrimônio cultural da região.

No palco, o cantor e compositor Eduardo Freda apresenta canções do espetáculo, que mistura as origens e raízes africanas à música popular brasileira, world music, samba, jazz, música eletrônica, beats, sintetizadores e tambores, incluindo o icônico sopapo, patrimônio da cultura pelotense.

Com Freda estarão os músicos Fernando Silva (baixo), Davi Batuka (bateria) e Rogers Lemes (guitarra). Convidada especial, Marielda Barcellos recitará uma poesia durante o show.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cássio de O.A.  lança livro de poesias Anterior

Cássio de O.A. lança livro de poesias

Regis Cavallari in concert no Teatro Municipal do Rio Grande Próximo

Regis Cavallari in concert no Teatro Municipal do Rio Grande

Deixe seu comentário