Previsão do tempo

Pelotas e Rio Grande podem registrar até 150 milímetros de chuva entre terça e quarta-feira

Após as preciptações, chegam a queda de temperatura e o vento sul, direção que dificulta escoamento de águas para o mar

Foto: Carlos Queiroz - Especial - DP - Os acumulados em Pelotas e Rio Grande podem alcançar até 150 milímetros

As chuvas que atingiram boa parte da Zona Sul no início desta semana deverão ser ainda mais intensas na terça e quarta-feira. A previsão é que em Pelotas e Rio Grande os acumulados alcancem até 150 milímetros com possibilidade de vendaváis e queda de granizo. A partir de quinta-feira, o tempo deverá ficar mais estável com quedas de temperatura; já a direção dos ventos deverá virar para o sul, o que dificulta a vazão das águas do Guaíba e da Lagoa dos Patos.

De acordo com o meteorologista Fernando Rafael, da Barra Meteorologia, não se descarta volume de precipitações superior a 150 milímetros em alguns pontos, já que quanto mais ao sul da região maior o volume de chuva. Em Santa Vitória do Palmar, somente nesta segunda-feira foram registrados 103 milímetros com quedas de granizo. “Tudo isso desenha um cenário delicado para a região. A situação pode acabar se complicando um pouco mais porque isso pode atrasar o processo de escoamento das águas”, destaca. O padrão de chuvas intensas no Rio Grande do Sul tem sido provocado pela influência ainda atuante do El Niño, o que ocasiona o aumento de temperaturas e de precipitações. Além disso, um conjunto de fatores que bloqueiam a entrada de frentes frias no sul do País também contribui para a instabilidade. 

“Acaba chovendo muito e não esfria, as temperaturas estão acima da média”. A partir de quinta-feira, com o avanço de uma massa de ar frio, a chuva deve dar uma trégua na região. Entretanto, ela deve voltar para a região de Porto Alegre, junto com a virada do vento ao sul, elementos que complicam o escoamento das águas para o mar. “O vento sul deve retardar a evacuação da água do centro do Estado e de Porto Alegre, assim como pode favorecer a elevação do nível da Lagoa dos Patos”. 

A Defesa Civil emitiu um alerta com o grau de severidade "alta" devido às chuvas intensas com risco de alagamentos, vento forte e descargas elétricas. O aviso fica válido até às 10h da terça-feira (7).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Transporte rural tem alterações em Pelotas devido aos alagamentos Anterior

Transporte rural tem alterações em Pelotas devido aos alagamentos

Prefeita pede que moradores de áreas de risco deixem suas casas Próximo

Prefeita pede que moradores de áreas de risco deixem suas casas

Deixe seu comentário