Iniciativa

Sanep promove blitz voltada à educação ambiental

A atividade, em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, leva orientações ao público sobre a importância da reciclagem e do descarte correto de materiais

Foto: Sanep - Sanep promove blitz voltada à educação ambiental

O Sanep, em conjunto com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (STT), realizou, nesta terça-feira (26), atividade alusiva ao Dia Internacional do Resíduo Zero, com objetivo de conscientizar a população para redução na geração e importância do descarte adequado de resíduos sólidos. Coordenada pelo Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) da autarquia, a iniciativa, intitulada Blitz Ambiental: Dia do Resíduo Zero, alcançou 300 motoristas que passavam pela avenida Fernando Osório no bairro Três Vendas.

Comemorado em 30 de março, o Dia Internacional do Resíduo Zero tem o intuito de valorizar a importância da promoção de hábitos de consumo e produção sustentáveis e o combate ao desperdício de materiais. Para a coordenadora do Neas, Daiane Dias, esse trabalho de educação ambiental é essencial para informar a sociedade, principalmente, em relação à importância da reciclagem.

“Mesmo com a coleta seletiva em toda a cidade, quando os resíduos chegam às cooperativas nem todos estão separados de forma adequada, o que acarreta em desperdício de recursos. A nossa preocupação também é conscientizar as pessoas, porque se o resíduo for separado de forma adequada, nas cooperativas o material vai ser melhor aproveitado, o que gera emprego e renda para muitas famílias que vivem da reciclagem”, pontua.

Como você pode contribuir para a redução de resíduos?

-Redução na fonte: compre só o que for consumir, evite o excesso de embalagens e o desperdício.

-Reutilização: dê novos usos aos materiais antes de descartá-los.

-Reciclagem: separe corretamente os materiais recicláveis. Bastam dois cestos ou sacos - um para os resíduos orgânicos e rejeitos, outro para os recicláveis.

-Coleta Seletiva: conheça os horários que o caminhão da coleta seletiva passa na sua rua. Utilize os pontos de coleta disponíveis na cidade. Pelotas conta com quatro Ecopontos e seis cooperativas que recebem materiais recicláveis.

-Descarte adequado: procure saber como e onde descartar os diferentes tipos de resíduos, como pneus, lâmpadas, pilhas, baterias, eletrônicos, medicamentos, entre outros.

-Educação Ambiental: conscientize-se e compartilhe conhecimento.

Quais os serviços de coleta disponíveis em Pelotas?

No município, contamos com as coletas orgânica, tanto domiciliar quanto conteinerizada, e seletiva. Confira informações mais detalhadas sobre dias e horários de coleta, materiais recebidos nos Ecopontos, com respectivos endereços e horários de funcionamento e sobre o passo a passo e locais de descarte do projeto Óleo Sustentável.

TAGS

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Manhã desta terça-feira (26) é marcada por protestos em duas escolas de Pelotas Anterior

Manhã desta terça-feira (26) é marcada por protestos em duas escolas de Pelotas

Campanha de Vacinação contra a gripe inicia em Pelotas Próximo

Campanha de Vacinação contra a gripe inicia em Pelotas

Deixe seu comentário