Futebol

Pelotas conhece adversários na Copa FGF

Lobo ficou no grupo A ao lado de Rio Grande, Bagé, Guarany, Riopardense e Grêmio B; ao todo, 18 equipes confirmaram participação no torneio, que oferece vaga para Série D e Copa do Brasil

10 de Julho de 2017 - 16h23 Corrigir A + A -
Pelotas e Rio Grande voltarão a se enfrentar (Foto: Flavio Neves - DP)

Pelotas e Rio Grande voltarão a se enfrentar (Foto: Flavio Neves - DP)

Foram definidos na tarde desta segunda-feira (10) os grupos da Copa da Federação Gaúcha de Futebol de 2017. A competição tem início previsto para o dia 12 de agosto e deve contar, a princípio, com a participação de 18 clubes. O Pelotas ficou no grupo A junto com Bagé, Guarany, Rio Grande, Riopardense e Grêmio.

Este ano será disputado apenas um torneio. Dirigentes de 20 agremiações estiveram na sede da FGF para a reunião, mas duas equipes acabaram desistindo: Novo Horizonte, de Esteio, e SER Santa Rosa. Os diretores Lúcio Terra e Manoel Soares representaram o Lobo no encontro.

Os times previamente confirmados foram divididos em três grupos de forma regionalizada - dentro das possibilidades. O grupo B concentra times da Região Metropolitana de Porto Alegre e o C é formado por clubes da Serra e da Região Noroeste.

Como de praxe, o regulamento terá algumas peculiaridades. Os dois primeiros de cada grupo e ainda os dois melhores terceiros avançam às quartas de final. Depois disso é tudo mata-mata. O campeão escolhe se quer vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil. O vice fica com a opção não escolhida.

A Associação Riopardense, que está no grupo do Pelotas, ainda pode ficar de fora. Se confirmada a desistência, deve haver uma realocação de equipes dentro das chaves. A FGF definiu de antemão que a dupla Gre-Nal estaria na competição. Os grupos - Sul para Grêmio e Norte para Internacional - foram decididos em sorteio.

A novidade para 2017 é a confirmação do Real Sport Club, de Capão da Canoa. A equipe deve sediar seus jogos em Tramandaí e terá Círio Quadros como técnico.

Os adversários do Lobo
Na briga por uma das vagas oferecidas no torneio, o Pelotas terá pela frente velhos conhecidos que seguem em atividade no Estado neste segundo semestre. Bagé, Rio Grande e Grêmio B disputam a partir deste fim de semana as quartas de final da Terceirona. O Vovô recebe o Grêmio, em Rio Grande, e o Bagé vai a Três Passos enfrentar o time da casa.

Para fechar a conta, o Guarany, rebaixado na Série A2 deste ano, mudou a direção e confirmou Leco no comando da equipe. Já a Riopardense deve marcar seu retorno ao futebol profissional. Os tricolores não entram em campo desde 2014, quando caiu para a terceira divisão estadual sofrendo goleadas incríveis, como o 10 a 0 para o Avenida, em Santa Cruz do Sul. Na ocasião, o time da casa ainda teve três gols anulados.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados