Brasil

Ricardinho assume vice-presidência de futebol interinamente

Presidente do clube acumula cargos após a saída de Cláudio Montanelli; ex-dirigente entrou em rota de colisão com o técnico Rogério Zimmermann

12 de Julho de 2017 - 20h25 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Sérgio Cabral
cabral@diariopopular.com.br 

O ex-vice-presidente de futebol do Brasil, Cláudio Montanelli, em imagem de arquivo; rusgas com Rogério Zimmermann determinaram seu afastamento após cinco anos no cargo (Foto: Infocenter DP)

O ex-vice-presidente de futebol do Brasil, Cláudio Montanelli, em imagem de arquivo; rusgas com Rogério Zimmermann determinaram seu afastamento após cinco anos no cargo (Foto: Infocenter DP)

A entrevista do técnico do Brasil, Rogério Zimmermann, foi o estopim da crise que culminou com a saída do vice-presidente de futebol do clube, Cláudio Montanelli. O ex-dirigente comunicou a decisão logo após o término da coletiva de imprensa do treinador - concedida depois da vitória por 3 a 1 sobre o Oeste na noite de terça-feira (11) no estádio Bento Freitas. 

Zimmermann dedicou a vitória, após três derrotas seguidas, ao presidente do Conselho Deliberativo, Cláudio Andrea, ao presidente executivo, Ricardo Fonseca, e ao ex-dirigente Elzaide Lahm, o Peto, ignorando o vice-presidente de futebol, no cargo desde junho de 2012. 

Montanelli e Zimmermann estavam em rota de colisão desde 24 de junho, quando o Brasil perdeu em casa para o Internacional por 1 a 0, pela 10ª rodada da competição. Na ocasião, o treinador decidiu afastar o goleiro Eduardo Martini e o meia Wagner por indisciplina. A punição, porém, não foi comunicada a Montanelli, que só soube da medida quando a imprensa divulgou a escalação, 45 minutos antes do jogo. 

Ex-presidente do Brasil em três mandatos durante os anos 1990, Montanelli se sentiu desautorizado pelo treinador. Desde então a crise se instalou na Baixada. O vice de futebol se afastou do estádio, foi visto poucas vezes no vestiário e também nos bastidores do clube - exatamente no pior momento da equipe na competição. A omissão de Rogério Zimmermann a seu nome na coletiva foi o que bastou para o então dirigente comunicar seu afastamento. Até um substituto ser efetivado no cargo, o nome mais lembrado tem sido justamente o de Elzaide Lahm, Ricardinho acumula a função de vice de futebol interinamente.

Cláudio Montanelli já havia ameaçado deixar a vice-presidência de futebol do Brasil por motivos de saúde. Agora, no entanto, o motivo foi o desentendimento com o treinador. 

Não é a primeira vez que um dirigente deixa o Bento Freitas por entrar em choque com Rogério Zimmermann. Antes de Montanelli, os médicos André Guerreiro e Homero Klauck se afastaram por diverências com o comandante técnico.

Arestas
Nesta quarta-feira, menos de 24 horas após Montanelli deixar o cargo, o presidente Ricardo Fonseca disse que o clube tem que estar acima de tudo e garantiu a continuidade do trabalho. “O Rogério Zimmermann não sairá do clube por turbulências de derrotas e de campanhas para derrubá-lo. Temos que ter equilíbrio, driblar as dificuldades e defender sempre o clube, em qualquer situação", disse. Sobre Montanelli, reconheceu os serviços prestados ao clube: “Ele fez muito pelo Brasil e sempre nos ajudou. Se tem divergências e não quer seguir, o clube tem que andar. Reconheço o trabalho dele em tudo o que fez, sempre”.

Tudo em dia
Ricardinho garantiu ainda que o clube cumpre suas obrigações em dia, inclusive prêmios por vitória. “Nós estamos reforçando o grupo, dando mais condições de trabalho ao Rogério e à comissão, mas não podemos extrapolar a folha e os compromissos. Estamos com tudo em dia, com gente para trabalhar, e não vamos contratar gerente, diretor, ninguém. Estamos com tudo pronto para disputar a Série B e vamos trabalhar muito para conseguir alcançar o nosso objetivo - que é permanecer na competição em 2018, com o trabalho de todos que querem ver o Brasil crescendo, jogando, construindo estádio e fazendo o que projetamos”, encerrou.

Notícias relacionadas


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados