Tecnologia

O tempo na palma da mão

Exposição da Embrapa lança app meteorológico e apresenta outras tecnologias à lideranças da Zona Sul

15 de Julho de 2017 - 17h59 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Diversidade de tecnologias foram apresentadas numa Mostra de tecnologias para culturas de clima temperado, de produção de base ecológica e culturas para terras baixas (Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa)

Diversidade de tecnologias foram apresentadas numa Mostra de tecnologias para culturas de clima temperado, de produção de base ecológica e culturas para terras baixas (Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa)

Um festival de tecnologias da Embrapa foi preparado para receber os representantes das prefeituras da Zona Sul. A reunião ordinária da Associação de Prefeitos da Zona Sul (Azonasul) foi integrada às ações do Programa Portas Abertas, uma iniciativa da unidade de pesquisas em aproximar a instituição da sociedade. O lançamento do aplicativo Agromet para celulares, com acesso a dados meteorológicos de Pelotas, atualizados minuto a minuto, foi a novidade do encontro.

A mostra, realizada na sexta-feira (14), na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, incluiu ainda dezenas de produtos oriundos dos processos de desenvolvimento de pesquisas para a agricultura em geral e, especialmente, para a agricultura familiar.

Em cada nicho era possível saborear pratos elaborados a partir das diferentes cultivares - das frutas aos tubérculos - e conhecer formas de manejo. Mas a grande novidade ficou por conta do lançamento do aplicativo Agromet. O app, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Agrometeorologia e Tecnologia da Informação da Embrapa, busca maior funcionalidade tanto para o usuário urbano quanto o rural. "Essa tecnologia vem beneficiar principalmente a agricultura, onde na web já era possível disponibilizar dados climáticos de várias zonas do Estado. Agora, na plataforma para androids, há dois elementos que são considerados muito importantes, que são: a evapotranspiração, que realiza uma estimativa dos últimos sete dias da água perdida pelas culturas, assim como, as horas de frio, que são necessárias para tomada de decisão na escolha de práticas culturais de fruteiras de clima temperado", destacou o pesquisador e responsável pelo Laboratório de Agrometeorologia, Silvio Steinmetz.

No aplicativo estão disponíveis dados, através de tempo real, valores mínimos e máximos do dia e informações acumuladas por períodos; gráficos; resumos mensais e horas de frio. O usuário irá encontrar dados sobre temperatura, umidade relativa, sensação térmica, ponto de orvalho, pressão atmosférica, velocidade do vento, direção do vento, nascer do sol e pôr do sol. Com ele também é possível visualizar dados mínimos e máximos do dia e hora de ocorrência, como a temperatura mínima e a máxima e a umidade relativa mínima e a máxima. Os gráficos serão apresentados em tempo real e a ocorrência dos últimos sete dias. Já os resumos mensais contam com as principais variáveis registradas na Estação Meteorológica Automática (EMA), instalada no Posto Meteorológico da Embrapa local. Segundo o pesquisador, será trabalhado para um futuro próximo o aplicativo para a plataforma de celulares IOS.

O Agromet está disponível na Google Play. Um vídeo explicativo, sobre o manuseio e acesso de dados e seus benefícios, poderá ser acessado, a partir do próximo dia 25, no YouTube, no canal cpactts.


Prefeitos
Conforme o chefe-geral da Embrapa, Clenio Pillon, a ideia do encontro era ser uma agenda de trabalho, mas também um dia de confraternização pela passagem dos 24 anos da unidade. "Estamos abrindo as portas, como o próprio nome do nosso programa Portas Abertas, mas para as prefeituras, com o intuito de aproximarmos ainda mais nossa agenda de pesquisas a serviço da sociedade e também para o desenvolvimento de boas políticas públicas", enfatizou Pillon.
Estavam presentes os prefeitos de Aceguá, Capão do Leão, Canguçu, Jaguarão, Herval, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Morro Redondo, Rio Grande e Turuçu. Os vice-prefeitos de Pelotas e Cerrito e a vice-prefeita do Capão do Leão também estiveram no cumprimento da agenda. Ainda, acompanharam a pauta do dia os secretários de Desenvolvimento Rural de Pelotas e de São Lourenço do Sul, de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Grande e de Agricultura de Cerrito, Pedras Altas, Pedro Osório e Santa Vitória do Palmar, e de Agricultura e Pesca, de São José do Norte.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados