91ª Expofeira

4ª Quinzena do Pêssego é oficialmente lançada

A feira no Largo estará aberta diariamente das 9h às 19h a partir do dia 13 de novembro

12 de Outubro de 2017 - 18h31 Corrigir A + A -
A abertura oficial da Quinzena será no dia 13 de novembro, às 18h30min, no Largo Edmar Fetter (Foto: Gustavo Mansur - DP)

A abertura oficial da Quinzena será no dia 13 de novembro, às 18h30min, no Largo Edmar Fetter (Foto: Gustavo Mansur - DP)

A 4ª Quinzena do Pêssego foi lançada oficialmente na noite desta quarta-feira (11), durante a 91ª Expofeira, na Associação Rural de Pelotas. O evento será realizado dos dias 13 a 27 de novembro, com adesão de 27 restaurantes, feira permanente no Largo Edmar Fetter e feira itinerante pelos bairros.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, representou a prefeita Paula Mascarenhas. "A cultura do pêssego se mistura com a história de Pelotas, principalmente a partir da década de 1960. A Quinzena estimula os produtores e vem a somar eventos rurais como a Colheita da Uva e Festa do Morango", analisou. 

De acordo com Seidel, a produção de pêssego alcança o terceiro lugar no PIB de Pelotas, garante o sustento de 600 famílias e gera 50 mil toneladas da fruta a cada ano. Contribuirá com esse cenário o financiamento do Fonplata, para aplicação de 21,5 milhões para a Colônia. As melhorias incluem maquinário para patrulhas agrícolas, construção de quadras poliesportivas, pavimentação em 18 quilômetros de estradas, apoio às agroindústrias, dentre outras ações.

A abertura oficial da Quinzena será no dia 13 de novembro, às 18h30min, no Largo Edmar Fetter. O lançamento da Capa do Livro de Receitas da Quinzena está marcado para o dia 19, na Feira do Livro, às 19h. A abertura da Colheita do Pêssego será no dia 25, na propriedade de Jaci Furtado, na Colônia Santa Áurea com almoço na Comunidade São Luiz às 11h30min; e o encerramento, no dia 27, no Largo Edmar Fetter, às 18h30min. 

Os restaurantes que participam da Quinzena são: Amor Amora, Bar da Lua, Botequim das Goordas, Cantinho do Peixe Pronto, Circulu's Lanches, Cooperativa dos Doceiros de Pelotas, Creperie, Dádiva Café, Eco, Galeto Santa Justina, Libre, Madre Mia, Porto Santo, Pub 372, Pycadillos, Recuerdos, Cruz de Malta, Cavalo Branco, Gourmet, Gourmet Duo, Karnopp, Trem Bão, Santa Lanches, Santa Mix e Teia. 

A feira no Largo estará aberta diariamente das 9h às 19h. Durante a Quinzena do Pêssego, ocorrerá a Quinzena Gastronômica e a Gincana Gastronômica, entre alunos das faculdades Anhaguera, Senac e UFPel. 

Participaram do lançamento o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima, a secretária de Governo, Clotilde Victória, a gerente regional do Sebrae, Jussara Argoud, o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Henrique Viana (PSDB), os vereadores Daniel Trzeciak (PSDB) e Toninho Peres (PSB), a corte da Quinzena, o mascote Peslota, e outras autoridades.O evento teve a parceria de Doces Crochemore, Biri Refrigerantes e Biscoitos Zezé. 

    A 4ª Quinzena do Pêssego conta com o apoio do Sebrae, Embrapa, Emater/RS, Universidade Federal de Pelotas, Anhanguera, Senac, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (Cafsul), Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), Sicredi, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), e Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados