Talento

Pelotense disputa Pré-Olímpico e sonha com Tóquio

O carateca pelotense Fernando Marques, de 20 anos, viaja nesta quarta para Araguaína para buscar um vaga na Seleção Brasileira

06 de Dezembro de 2017 - 15h51 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Potencial. Fernando vem colecionando medalhas ao longo da jovem carreira. (Foto: Divulgação - DP)

Potencial. Fernando vem colecionando medalhas ao longo da jovem carreira. (Foto: Divulgação - DP)

Mesmo com apoio financeiro limitado, o carateca pelotense Fernando Marques, de 20 anos, viaja nesta quarta-feira (6) para seguir lutando por um sonho: participar das Olimpíadas de Tóquio. Marques desembarca em Araguaína (TO), onde disputará a fase final do Pré-Olímpico Nacional de Karate nos dias 8 e 9 deste mês. O evento, que tem organização da Confederação Brasileira de Karate, definirá os atletas que integrarão a Seleção Brasileira Adulta da modalidade em 2018.

Em Tocantins o pelotense da Associação Shido-Kan estará acompanhado pelo seu pai e professor Ilton Marques, o qual aposta em um bom desempenho de seu pupilo: “O Fernando fez uma temporada incrível e tem tudo para conseguir um bom resultado neste último evento do ano”.

Os números mostram a crescente do atleta que, somente em 2017, participou de oito campeonatos, conquistando 15 ouros, três pratas e um bronze. Sensei Ilton ainda destaca o nível dos campeonatos participados e a entrada de vez na elite da categoria adulta, embora ainda tenha 2018 podendo competir na categoria de base Sub-21. “Ano passado o Fernando subiu para a categoria adulta, mas uma lesão no Brasileiro em Goiás comprometeu o ano. Já nesta temporada o atleta vem sempre presente entre os primeiros colocados do ranking nacional.”

Apesar de ter um currículo expressivo com passagem pela Seleção Brasileira de Base e destacado 7º lugar no Campeonato Mundial WKF (Espanha), Marques luta também fora dos tatames contra a falta de apoio ao esporte. Sem patrocínio, o atleta acaba tendo que arcar do próprio bolso as despesas com viagens. Apenas neste ano, Fernando lutou em Pernambuco, Amazonas, Uruguai, Bahia e em várias cidades gaúchas.

Segundo o atleta, só está sendo possível disputar em Araguaína em virtude do apoio da prefeitura de Pelotas, que, através da Smed e do CMD via ProEsporte, viabilizou parte desta viagem e também para a Bahia.

Com a inclusão do karate nos Jogos Olímpicos de 2020 no Japão, as vagas para a Seleção Brasileira tornam-se ainda mais difíceis. “Todos querem estar lá (Olimpíadas), foi um sonho para todos nós durante anos e agora que o karate estará presente todos querem entrar para a Seleção Brasileira”, afirmou Fernando.
Para poder participar deste evento, Fernando obteve classificação no Pré-Olímpico Estadual em Porto

Alegre, no dia 11 de novembro. Segundo o regulamento CBK, apenas os campeões de cada estado disputam a final do Pré-Olímpico Nacional. As finais serão transmitidas ao vivo pelo canal Sportv3, às 10h, no sábado.

Empresas que desejarem patrocinar o atleta podem entrar em contato na própria Shido-Kan (rua Voluntários da Pátria, 1.294 - entre Deodoro e Santa Tecla) ou pelos telefones 3222-7750 / 99167-1747.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados