Projeto

Estudantes da UFPel criam plataforma para auxiliar cuidadores

Plataforma 'Observatório Cuidativo Virtual' pretende fornecer apoio aos cuidadores familiares da cidade

09 de Janeiro de 2018 - 11h30 Corrigir A + A -

Parceria feita entre estudantes de Engenharia da Computação, Enfermagem e de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoveu a criação do Observatório Cuidativo Virtual (OCV), plataforma que visa fornecer apoio e proporcionar saúde aos cuidadores familiares da cidade de Pelotas.

A ideia foi do recém formado Engenheiro da Computação pela UFPel, Leandro Bresciani das Neves. O objetivo é promover contato e troca de informações entre cuidadores através do armazenamento de seus dados e da divulgação de informações relevantes à sua profissão.

O Observatório faz parte do projeto de extensão “Um Olhar sobre o Cuidador Familiar”, feito por estudantes e professores, entre eles a professora responsável pelo projeto, Stefanie Griebeler Oliveira, e a estudante de Enfermagem Silvia Francine Sartor. Na primeira etapa, foram realizados questionários com os cuidadores através de visitas domiciliares feitas pelos estudantes. No momento, os dados recolhidos estão sendo repassados à plataforma, assim como reportagens, artigos e informações que podem ser úteis aos cuidadores.

A plataforma possui conteúdo multimídia, como vídeos e artigos sobre cuidados paliativos, além de divulgação do trabalho da Unidade Cuidativa de Pelotas e demais atividades ligadas ao tema. 

É possível obter mais informações e participar do projeto através da plataforma e da página no Facebook da Unidade Cuidativa de Pelotas.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados