Empenho

40 anos de dedicação à ginastica

Professora Ana Levien termina o ano como a melhor técnica segundo a Federação Gaúcha

31 de Dezembro de 2016 - 14h30 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Sérgio Cabral
cabral@diariopopular.com.br 

Tholl. Profissional é responsável pela ginástica do grupo circense
 (Foto: Divulgação - DP)

Tholl. Profissional é responsável pela ginástica do grupo circense (Foto: Divulgação - DP)

A professora Ana Levien, responsável pela ginástica do Grupo Tholl, encerra a temporada 2016 como destaque da Federação Gaúcha de Ginástica - a Técnica do Ano, na Segunda Divisão. Uma vida dedicada ao esporte, lidando com jovens, revelando atletas e competindo em várias cidades. Ana Levien é formada pela Educação Física pela Esef-UFPel. Nesta temporada, Ana foi convocada para carregar a Tocha Olímpica em Pelotas e com orgulho correu pelas ruas da cidade.

Sua história de vida se confunde com a ginástica em Pelotas, pois Ana começou a prática esportiva ainda jovem no Colégio Municipal Pelotense. De lá para cá, sempre atuou ministrando aulas, em escolas, como no Colégio Gonzaga, na Escola Mario Quintana. Seu projeto atual está relacionado com o Grupo Tholl.

Encerrando mais uma temporada, vamos saber um pouco mais do momento atual e da história de quem também realiza sonhos e mexe com o ginástica artística da cidade.

O começo
“Comecei a praticar ginástica aos oito anos, porque passei a ir com minha irmã que praticava ginástica e estudava no Colégio Municipal Pelotense. Como as aulas eram à noite, eu a acompanhava. Fui estudar lá com 12 anos e aí, além da ginástica, já estava também no atletismo. Na ginástica treinei até os 16 anos, mas no atletismo foi bem mais, 19 anos; nestes alcancei muitos resultados e campeonatos.”

Primeiros passos
“Quando fui para a faculdade (1986) em seguida me tornei monitora de ginástica, e logo fui convidada para estagiar com a ginástica na antiga Gynasium e no Colégio Gonzaga. Em 1988 fui contratada no Colégio Gonzaga, trabalhava com escolinha e equipe. Naquela época não havia campeonatos na cidade. Éramos três professores: Barata, Inês e eu, em 1989 ganhamos um espaço só para a ginástica. Aos poucos fomos adquirindo mais aparelhos e organizamos campeonatos em Pelotas. Nos filiamos à Federação de Ginástica e realizamos várias copas escolares e festivais. Havia na época ginástica no Colégio Municipal Pelotense e no Colégio São José. Em 1990, passamos a trabalhar na extinta Academia Estímulo, onde fiquei até 2011. Atualmente desenvolvemos a ginástica artística na Escola Mario Quintana, desde 2006, e no Tholl, desde 2012.”

Os campeonatos
“A realização dos campeonatos, no início era para todos os praticantes da nossa cidade, mas sempre tive a ideia de sairmos para competições maiores. Foi quando a Federação começou a promover campeonatos para a Segunda Divisão. Logo vieram os resultados e, na sequência, partimos para a Primeira Divisão. Assim as ginastas se destacaram e sempre foram convidadas para participar de clubes da capital: Sogipa e Grêmio Náutico União.”

Atletas em evidência
“Camila Rotta Pereira, Marina Proto, Carolina Borba, Gabriela David, Karina Sousa. Foram muitas atletas, mas Marina Umpierre obteve maior destaque, conquistou vários campeonatos estaduais e foi campeã do Torneio Nacional na categoria avançado. Outro destaque para Marina Weymar, foi vice-campeã do Torneio Nacional na categoria Intermediário, hoje atua como árbitra e é monitora de ginástica no Tholl.”

Momento atual
“Atualmente a ginástica artística em Pelotas pode ser praticada na Escola Mario Quintana, no Colégio Gonzaga, no Colégio São José e no Grupo Tholl. Estes grupos estão organizando o Circuito Pelotense de Ginástica Artística em nossa cidade, cada entidade sedia uma etapa, e nesse ano foram quatro etapas. O Circuito é voltado para crianças de escolinha. No grupo Tholl e no Colégio Gonzaga é aberta a participação para toda a comunidade pelotense, porém, há um custo para tal. Projeto social, não há, apenas no Tholl será lançada esta proposta para 2017.”

2016 - UM ANO ESPECIAL
“Este ano para mim foi maravilhoso, primeiro por ter a honra de ser uma condutora da Tocha Olímpica e ter sido escolhida para acender a pira aqui em Pelotas. A sensação foi fantástica pela vibração do público pelotense presente. E em segundo, por fazer parte da entidade que conquistou o troféu de melhor na ginástica artística feminina da Segunda Divisão, o Grupo Tholl. Este destaque foi devido à equipe de ginástica do Tholl ter conquistado o torneio estadual de ginástica artística no final de novembro. Mas isto se deve ao trabalho feito em grupo por mim, pela professora Karina Sousa e os estagiários João Ely Barbosa e Marina Krause Weymar, juntamente com o apoio dos pais e das mães que acreditam na nossa proposta, e, é claro, à dedicação e ao empenho de nossas ginastas.”

Destaque estadual
“Devido a estes resultados, fui escolhida pela Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul como a melhor técnica de 2016 na Segunda Divisão. Nossa equipe tem o total apoio da direção do Grupo Tholl, para participar dos campeonatos, organizar os mesmos e divulgar a ginástica em nossa cidade. O apoio dado pelo diretor João Bachilli é fundamental para seguirmos em frente com novas metas.”


Comentários


  • Não há comentários, seja o primeiro a comentar!


Diário Popular - Todos os direitos reservados