Sistema penitenciário

Manaus recebe primeiro contingente da Força Nacional

Efetivo será utilizado para reforçar segurança no entorno das prisões, podendo dar apoio às barreiras, ajudar na recaptura de fugitivos, entre outras atividades

10 de Janeiro de 2017 - 12h47 Corrigir A + A -

Agência Estado

A primeira aeronave modelo C-99 trazendo a Força Nacional desembarcou no Aeroporto de Ponta Pelada, no bairro Crespo, na zona sul de Manaus, por volta das 4h55 (horário de Brasília, 2h55 no horário local) desta terça-feira (10), com 29 pessoas a bordo. O contingente se completa com a chegada de mais 71 homens. Ao todo, cem pessoas foram destacadas para compor a equipe que reforçará a segurança no Estado. 

A medida faz parte do auxílio do governo federal a sete Estados que pediram ajuda para reforçar a segurança do sistema penitenciário local. Além do Amazonas e Roraima, também solicitaram ajuda Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a ideia principal é que o efetivo dê reforço na segurança do entorno das prisões, podendo dar apoio às barreiras, ajudar na recaptura de fugitivos, escolta e guarda de presos que eventualmente precisem se deslocar para algum tribunal, por exemplo.

Retorno
Os 20 detentos que haviam sido transferidos na manhã de segunda-feira para a unidade prisional de Itacoatiara, na região metropolitana de Manaus, estão retornando para a capital. A informação foi confirmada pelo comando da operação. 

A Polícia Militar (PM) informou que a transferência atende determinação da juíza de Execuções Penais do município, Dinah Câmara, para que os detentos retornem à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no centro da capital.

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados