Evolução

Estado e prefeitura articulam instalação de TudoFácil em Pelotas

Em reunião com Paula Mascarenhas, secretário interino do Trabalho, Ayres Apolinário, discutiu possibilidade de inaugurar unidade ainda este ano no município

11 de Janeiro de 2017 - 07h30 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Roberto Giovanaz
roberto.giovanaz@diariopopular.com.br

Em visita a Pelotas na terça-feira (10), o secretário interino da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) do Rio Grande do Sul, Ayres Apolinário, anunciou que já está sendo negociado junto à Prefeitura a instalação de uma central de serviços TudoFácil. Inaugurado em 1998, hoje existem apenas três centrais em Porto Alegre e nenhuma no interior do estado.

Apolinário deu sequência aos trabalhos do agora deputado estadual Catarina Paladini (PSB) e, reunido com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), discutiu a possibilidade de ainda em 2017 inaugurar uma sede do TudoFácil na cidade.

O TudoFácil concentra os serviços públicos mais procurados pelo cidadão em um único espaço. Para a efetivação do projeto, é necessária parceria com o poder público municipal para, num primeiro momento, oferecer os serviços mais básicos. A secretaria já trata da questão de sede, equipamentos e serviços com o Executivo. Atualmente o TudoFácil confecciona carteiras de identidade, carteiras de trabalho, CPF, segundas vias de contas de luz, acompanhamento de processos no Tribunal de Justiça do RS, transferência de veículos, emissão de alvarás, certidões, entre outros. Em Pelotas, no início, seriam apenas alguns serviços básicos, segundo o secretário, numa proposta de abrir mais centrais em cidades importantes do estado.

Ayres Apolinário foi secretário adjunto da secretaria nos últimos sete meses. Ele assumiu interinamente a secretaria após Catarina Paladini (PSB) assumir cadeira na Assembleia Legislativa (AL-RS). Ele fica no cargo até que Fabiano Pereira (PSB), indicado pelo partido ao cargo, assuma oficialmente a pasta - ainda não há uma data definida. Com a aprovação do pacote do Governador José Ivo Sartori (PMDB), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social se fundiu com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, passando a ser Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Justiça. Com isso, a secretaria aumentará em tamanho e atribuições, atualmente em fase de adaptação a partir de um grupo de trabalho liderado por Ayres. Faz parte da secretaria a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), integrado com o Sistema Nacional de Emprego (Sine). Em Pelotas, o Sine oferece 149 vagas de emprego.

Principais serviços do TudoFácil
-Carteira de Identidade
-CPF
-Título de Eleitor
-Emissão de 2ª Via de conta da CEEE
-Transferência de propriedade de veículo
-Seguro-desemprego
-Matrícula em Escolas Públicas Estaduais
-Serasa - Serviços do consumidor
-Alistamento Militar
-Emissão de alvará de folha-corrida
-Certidão de Antecedentes Criminais
-Emissão de guia do IPTU
-Agência FGTAS/Sine


Comentários


  • Não há comentários, seja o primeiro a comentar!


Diário Popular - Todos os direitos reservados