UFPel

Epidemio tem novo coordenador

Bernardo Lessa Horta substitui Pedro Hallal, que assume nesta quarta a reitoria da Universidade

11 de Janeiro de 2017 - 11h59 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel), Bernardo Lessa Horta assume a função de coordenador do PPGE pelos próximos dois anos. A portaria que nomeia o docente para o cargo foi publicada no Diário Oficial da União de 22 de dezembro de 2016. A designação endossa decisão do colegiado do PPGE. Também professora do Programa, Helen Gonçalves será coordenadora adjunta. Ela também foi escolhida para a função pelo colegiado.

O atual coordenador toma posse em substituição ao professor Pedro Curi Hallal, que se afastou da função e de suas atividades acadêmicas para assumir a reitoria de 2017 a 2020.

Bernardo Lessa Horta tem 51 anos e é natural de Belo Horizonte (MG). É graduado em Medicina pela UFPel, mesma instituição em que realizou o curso de mestrado na área de Saúde Materno-Infantil. Graduou-se doutor em Epidemiologia em 2001 pela McGill University, no Canadá.

Desde 2004, atua como professor do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel. É coordenador da Comissão de Avaliação em Saúde Coletiva do CNPq e consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) nas áreas de saúde materna, infantil e do adolescente. É pesquisador nas áreas de saúde materno-infantil e epidemiologia do ciclo vital, nas quais é reconhecido internacionalmente. Colabora com o desenvolvimento de projetos de pesquisa na Universidade, entre os quais a Coorte de Nascimentos de 1982 em Pelotas, que lhe rendeu a autoria do primeiro trabalho científico a apresentar à comunidade internacional. No estudo, Horta demonstrou evidências epidemiológicas dos benefícios do aleitamento materno na infância sobre o capital humano na vida adulta.


Comentários


  • Não há comentários, seja o primeiro a comentar!


Diário Popular - Todos os direitos reservados