Saúde

UBS Bom Jesus completa dois anos sendo referência para os moradores da região

Seu bom funcionamento possibilitou a construção de outras quatro farmácias nos mesmo moldes

11 de Janeiro de 2017 - 20h32 Corrigir A + A -
Roberta Ferreira trabalha na unidade e destaca a satisfação do público  (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Roberta Ferreira trabalha na unidade e destaca a satisfação do público (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Ao completar dois anos de funcionamento, a Farmácia Distrital da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus impressiona. Com uma média de 200 atendimentos diários, ela é referência para os moradores da região, e com seu bom funcionamento possibilitou a construção de outras quatro farmácias nos mesmo moldes.

Duas farmacêuticas, uma funcionária da prefeitura e um estagiário se dividem em dois turnos de funcionamento, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira. Os medicamentos mais procurados são para pressão, diuréticos, insulina e controlados - ansiedade e depressão -, informa Roberta Ferreira, a responsável pelo local durante as tardes. “Mas trabalhamos com toda a lista do SUS”, destaca ela.
Os atendimentos, que podem chegar a 250 nos dias mais movimentados, são feitos na própria recepção da UBS, com exceção das quartas-feiras, quando a unidade é fechada no início da tarde para reunião interna e os medicamentos são entregues através de uma janela lateral. Para retirar os remédios, a população precisa apresentar o RG, Cartão SUS, a receita do médico e, no caso de controlados, o cadastro da farmácia.

Quando foi criada, em janeiro de 2015, a farmácia do Bom Jesus tinha o intuito de facilitar o deslocamento de pacientes e diminuir o fluxo de pessoas na Farmácia Municipal, descentralizando para outras unidades, o que tem funcionado bem. A farmacêutica Roberta conta que diariamente ouve agradecimentos ao serviço prestado.

Um deles veio de Luísa Antunes, que na tarde de ontem foi à UBS procurar atendimento. “A proximidade melhorou bastante”, afirmou ela, acompanhada do filho pequeno, que recebe os cuidados agora perto de casa.

A partir da criação da Farmácia Distrital do Bom Jesus - localizada na avenida Itália, 350 -, que veio para melhorar a distribuição de medicamentos já realizada na Farmácia Municipal, outros quatro bairros passaram a contar com o serviço, o que diminui as filas de espera no centro, conta Cristiane Brum. Somando o serviço de todas as unidades, mil pessoas recebem seus remédios todos os dias. Na rede, entre os 148 tipos de medicamentos oferecidos, as maiores saídas são de diazepam, fluoxetina e omeprazol.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados