Clima

Clima deve favorecer colheita de arroz no Estado esta semana

A chegada do outono e a presença de massa de ar polar sobre o estado deixarão o tempo mais firme e sem chuvas

20 de Março de 2017 - 15h39 0 comentário(s) Corrigir A + A -
A previsão de pancadas de chuva isoladas sobre as áreas produtoras entre quarta e quinta não deve causar prejuízos. (Foto: Ilustrativa)

A previsão de pancadas de chuva isoladas sobre as áreas produtoras entre quarta e quinta não deve causar prejuízos. (Foto: Ilustrativa)

Boletim semanal do Instituto Climatempo, produzido especialmente para o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), informa que as chuvas que ocorreram na primeira quinzena de março atrapalharam as atividades de colheita, sendo que o percentual de área colhida em todo o Rio Grande do Sul chega aos 21% (dados de sexta-feira).

O número poderia ser bem mais elevado, não fossem as chuvas continuas e de forte intensidade. Em contrapartida, quanto mais avança a colheita mais se observa que o clima este ano foi bastante benevolente aos arrozais. As médias de produtividade estão superando as expectativas, onde há produtores colhendo valores superiores aos 8,1 mil quilos por hectare.

A chegada do outono nesta segunda-feira (20) e a presença de massa de ar polar sobre o Estado deixarão o tempo mais firme e sem chuvas, permitindo que os produtores avancem rapidamente na colheita. A previsão de pancadas de chuva isoladas sobre as áreas produtoras entre quarta e quinta não deve causar prejuízos.

As temperaturas mínimas continuarão baixas neste começo de semana, principalmente sobre a metade leste do Rio Grande do Sul, mas não há riscos de formação de geada. As temperaturas voltarão a subir mais para o final de semana.

As chuvas generalizadas e em bons volumes devem vir somente na virada do mês. Até lá, as previsões continuarão sendo de possíveis pancadas irregulares, o que irão permitir o rápido avanço da colheita de arroz em todas as regiões produtoras.

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados