Agronegócio

Expoarroz espera dez mil visitantes

Evento será aberto nesta terça-feira, às 19h30, no Centro de Eventos Fenadoce

09 de Maio de 2017 - 07h52 Corrigir A + A -
Empresa que atua na área de máquinas agrícolas com tecnologia japonesa, a Satake estará presente mais uma vez no evento (Foto: Paulo Rossi - DP)

Empresa que atua na área de máquinas agrícolas com tecnologia japonesa, a Satake estará presente mais uma vez no evento (Foto: Paulo Rossi - DP)

Á atenção da indústria arrozeira á voltada para Pelotas nesta semana. Tem início nesta terça-feira (9) e segue até quintaa Expoarroz, que ocorre no Centro de Eventos e em sua 5ª edição contará com Rodada de Negócios, Fórum Internacional e exposição de insumos e máquinas. A expectativa é de que dez mil pessoas visitem os pavilhões nos três dias de feira.

Gratuita e aberta ao público, a 5ª Expoarroz conta com cem estandes e programação voltados aos negócios e ao consumo do grão. O 3º Fórum Internacional o Arroz e a Segurança Alimentar envolverá palestras de todos os setores da cadeia produtiva, com painéis que devem debater as tecnologias na indústria, questões climáticas e a importância do arroz na alimentação.

A 5ª Expoarroz também sediará a reunião da Confederación de Molinos Arroceros del Mercosur (Conmasur), que irá debater a integração das indústrias de arroz dos países-membros: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Nos negócios, a estimativa é de que a Rodada de Negócios Brazilian Rice, que atrai compradores de diferentes países, como Bélgica, Suíça e Estados Unidos, repercuta em R$ 32 milhões nos próximos meses. Os compradores visitarão as indústrias de arroz da região para conhecer o potencial do setor.

Na tarde de segunda-feira o clima era de últimos retoques entre os expositores. Limpeza, arremates em iluminação e instalação de equipamentos. E, ainda que não tenha certeza de que o evento irá se converter em negócios, a decisão foi de participar da Expoarroz, mais uma vez. É o caso da Satake, que irá apresentar os avanços obtidos em maquinário com tecnologia japonesa. “Neste momento de crise, em que existe mais máquina do que produção, estamos aqui mais pela exposição da marca do que por expectativa de negócios”, admite o gerente comercial Cláudio Piva. Ainda assim, com o olhar no futuro, vale o investimento.

O Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção nacional de arroz, com expectativa de colher mais de 8,5 milhões de toneladas na safra 2016/2017, conforme levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), apoiador da 5ª Expoarroz. Desse total, 1.707.331 toneladas virão de 21 municípios da Zona Sul, o que representa cerca de 20% da colheita estadual. Na região a produtividade por hectare está em 8.536 quilos, situação muito semelhante à safra 2014/2015, informa André Barros Matos, engenheiro agrônomo do Irga. “Os produtores estão recuperando as perdas do ano passado”, diz ele. A produtividade da última safra não superou os sete mil quilos por hectare.

Santa Vitória do Palmar e Arroio Grande se destacam como maiores produtores da região, em uma cadeia que envolve 900 produtores e gera 15 mil empregos diretos e indiretos. O engenheiro agrônomo ainda aponta a Expoarroz como uma oportunidade de abrir novos caminhos, tanto na questão de escoamento dos grãos, como no comércio exterior, com a exportação do arroz gaúcho para outros países.

A abertura oficial da 5ª Expoarroz será às 19h30min, no Centro de Eventos - avenida Pinheiro Machado, 3.390, no trevo de acesso à avenida Presidente João Goulart. Durante os três dias de feira os portões abrem às 14h e fecham às 21h.

Programação
Terça-feira:
14h às 18h - início da Rodada Internacional de Negócios
14h às 16h15min - 5º Seminário de Pós-colheita, Industrialização, Qualidade e Consumo de Arroz
16h às 17h - Programa Café empreendedor ao vivo Mesa-redonda - Startups: da criação à busca de investimentos
16h30min às 17h45min - Painel Oportunidade de negócio: arsênio não é problema para arroz gaúcho
17h - Coletiva de lançamento do livro O arroz no programa mundial de alimentação das Nações Unidas
18h - Palestra: Politubos - Tecnologia, inovação e sustentabilidade em irrigação
19h30min - Abertura oficial da Expoarroz 2017

Quarta-feira:
10h às 12h - Assembleia geral extraordinária da Federarroz 14h às 18h - segundo dia da Rodada Internacional de Negócios e visita à Expoarroz
14h às 17h30min - Arroz na Escola/Irga Provarroz
14h às 16h - Painel O impacto da tributação na competitividade do arroz gaúcho
16h às 18h - Painel Sistema hidroportuário gaúcho e as perspectivas para a cadeia do arroz
18h30min - Lançamento do software Precisão em Campo

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados