Estilo
Cinema

Julgamentos na era digital

Aos teus olhos conta a história de um suposto caso de abuso infantil

11 de Novembro de 2017 - 22h00 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Confronto é travado entre o protagonista e o pai do garoto (Marco Ricca)  (Foto: Divulgação - DP)

Confronto é travado entre o protagonista e o pai do garoto (Marco Ricca) (Foto: Divulgação - DP)

O aguardado Aos teus olhos, protagonizado por Daniel de Oliveira, foi eleito pelo júri o melhor filme de ficção da 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema São Paulo. Trata-se de mais um prêmio do longa-metragem, que em outubro faturou quatro troféus no Festival do Rio: melhor filme segundo o público, ator (Daniel), ator coadjuvante (Marco Ricca) e roteiro (Lucas Paraizo).

A produção discute a forma como as pessoas assimilam as informações em tempos de redes sociais, nos quais “verdades” são construídas a despeito dos fatos concretos. Na trama, o professor de natação infantil Rubens (Daniel) é carismático e extrovertido, mas tem a vida arruinada ao ser acusado pelo rigoroso pai (Marco Ricca) de um dos seus alunos.

Querido por todos, Rubens se vê em apuros quando o pequeno Alex (Luís Felipe Melo) diz à mãe que o professor lhe deu um beijo na boca no vestiário. Alegando inocência, o professor é acusado pelos pais da criança e passa a ter que lidar com um verdadeiro linchamento virtual, que tem início através de mensagens de WhatsApp e explode de vez quando chega ao Facebook. A história questiona o julgamento precipitado de Rubens, que avalia suas ações e intenções antes mesmo de ter sua culpa comprovada.

Aos teus olhos é baseado em um texto para o teatro (O princípio de Arquimédes), assinado pelo autor catalão Josep Maria Miró. De certa forma, lembra a produção dinamarquesa A caça, de 2012, dirigida por Thomas Vinterberg. A equipe nacional assume que esta foi uma referência importante na composição do longa.

Este é o segundo filme de Carolina Jabor, elogiada também por Boa sorte, estrelado por Deborah Secco. O novo projeto ainda não tem data de estreia definida e conta, além de Daniel de Oliveira e Marco Ricca, com Malu Galli, Luisa Arraes, Luiz Felipe Mello e Stella Rabelo, entre outros no elenco.

Comentários Comente

REDES SOCIAIS

Diário Popular - Todos os direitos reservados