Artigo

Uma bola, um passado

13 de Setembro de 2017 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Foi no belo Mercado Público de Pelotas, mais precisamente na Feira da Pulga, que observei, ali, num canto de uma banca, uma bola pequena, pesada e surrada pelo tempo. O seu estado não estava péssimo por ser utilizada. Bem pelo contrário, já não jogam mais Futebol de Salão com ela. Na verdade, já não jogam mais Futebol de Salão, agora jogam algo chamado de Futsal.

Porém, eu a queria. Pouco me importava o seu valor financeiro. Pois o retorno sentimental que ela me traria valeria cada centavo.

Alguns amantes daquele esporte não deverão se recordar daquela bola: minúscula, com um traço em preto e possivelmente com um chumbo no seu interior. Não é à toa que o Futebol de Salão era reconhecido como o esporte da "bola pesada".

Quantas saudades daquele clube da Alberto Rosa. Foi por lá, e, por anos, que aprendemos a vencer e a perder. Também foi naquela mesma quadra que amizades foram feitas. Infelizmente o seu ginásio já fora negociado e quase todos os seus atletas do passado, e meus amigos, moram em outras cidades.

Entretanto era com esta bola, a qual, seguro em minhas mãos, que sonhávamos mais alto. Éramos apenas fraldinhas, pré-mirins ou mirins, porém, sabíamos utilizá-la com destreza e muito carinho. Confesso que não tínhamos quase forças para sequer dar um passe, mas a vontade de chutá-la, sempre foi maior.

Neste novo esporte, Futsal, há mais espaço. Um profissional com um porte físico invejável, talvez, tenha vida longa. O "pensar a jogada" deu vez a "desvalorização da criatividade". Antes, o jogo se definia numa quadra de até mesmo 15x30, hoje, reclamam se a mesma não tiver os "famosos" 20x40.

Existem reformas em tudo. É preciso, sim, modernizar. Porém, em muitos casos, com o avanço das "novas ideias", há o declínio do charme. Não é errado tornar um esporte mais atrativo, competitivo ou valorizado. Todavia, não devemos esperar a mesma simpatia ou amor, principalmente, dos mais antigos.
Nós conseguimos sobreviver e fazer, a nossa cidade de Pelotas, ser reconhecida como uma das melhores do país, no quesito Futebol de Salão. Todos os grandes jogadores que conseguiram o sucesso neste esporte foram formados, pelos mais antigos moldes.

E hoje?


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados