Indicativo de conclusão

OFICIAL
Vereadores de Pelotas decidem não mais convidar secretários municipais para comparecer ao Legislativo. Serão convocados, o que torna as presenças obrigatórias. O primeiro deverá ser Fábio Suanes, dos Serviços Urbanos e Infraestrutura. Para falar sobre iluminação pública. Talvez quinta que vem.

PROBLEMA
Funcionários da empresa que trabalhava na segurança e outros serviços no Mercado Central ainda não receberam os salários de junho e os valores das rescisões. A empresa teve seu contrato rescindido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

DUREZA
O sempre calmo e cortês vereador Dila Bandeira (PSDB) mudou o tom de voz em sua fala na tribuna da Câmara, na sessão de ontem. Depois da troca de frases mais fortes com o vereador Anselmo Rodrigues (PDT), ele decidiu não mais conceder apartes.

DUREZA II

“Não vou dar aparte, quem quiser falar que se inscreva”, afirmou. Apontou ainda críticas feitas ao trabalho de secretários dizendo que não vai subir na tribuna para falar mal dos outros. “Em primeiro lugar o respeito com as pessoas”, arrematou Dila Bandeira.

COFRE
Sancionado pelo presidente Lula (PT), o Projeto de Lei Complementar 136/2023. Recompõe os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por conta das quedas sofridas entre julho e setembro. Entra também a desoneração do ICMS dos combustíveis em 2022.

COFRE II
Aos municípios haverá o repasse de cerca de R$ 7,7 bilhões em relação ao Fundo e ao ICMS. No Rio de Sul os valores chegam aos R$ 3.018,40 milhões. Os recursos serão distribuídos entre os municípios conforme os critérios de cada estado.

MAIS UMA
Marcada para as 9h deste sábado, na Beneficência Portuguesa, nova reunião dos dirigentes dos quatro hospitais filantrópicos de Pelotas. Desta vez, com presenças dos deputados federais Daniel Trzeciak (PSDB) e Alexandre Lindenmeyer (PT).

REALIDADE

Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e a secretária de Saúde, Roberta Paganini, também poderão estar presentes. Na pauta principal, a situação dos hospitais Beneficência Portuguesa, Santa Casa, São Francisco de Paula e Espírita, suas dívidas e ações imediatas para minimizá-las.

ENCONTROS
Uma delas será a marcação de audiência com a ministra da Saúde, Nízia Trindade, em Brasília, dia 6 de novembro. A conversa em Bento Gonçalves não acontecerá. Também deve ser encaminhada reunião com a Bancada Gaúcha, senadores e deputados federais.

LIMITE
Com data de 24 de outubro, representantes dos hospitais encaminham o Ofício nº 59/2023 a prefeita Paula Mascarenhas. Reconhecem o interesse no encaminhamento de soluções e indicam prorrogar até o dia 31, o prazo para a apresentação de proposta para o problema. Se não acontecer, em 1º de novembro, serão desativados 30 leitos de internação SUS.

ENTENDA

Vereador Márcio Santos (PSDB) cumpre agenda em Brasília. No Senado, esteve no gabinete do senador Hamilton Mourão (Republicanos), onde tratou de questões para Pelotas. Na Câmara dos Deputados, em encontro (foto) com o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) encaminhou pedido de liberação de recursos para pavimentações no Sítio Floresta e na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) tratou da liberação de alimentos para os atingidos pelas chuvas na cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Paz

Um registro histórico Próximo

Um registro histórico

Deixe seu comentário