Mostra

Malg/UFPel exibe as obras restauradas da pinacoteca do Palácio Piratini

São 17 telas, a maioria de artistas gaúchos, entre eles dois pelotenses, Leopoldo Gottuzo e Benette Motta

Carlos Queiroz - DP - Obras ficam expostas até maio

O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo da Universidade Federal de Pelotas inaugura nesta quinta-feira (9), às 17h, a exposição Pinacoteca do Palácio Piratini. A exibição é composta por 17 pinturas de cavalete, do acervo do Governo do Estado, recentemente restauradas por alunos do curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais da UFPel. Na sua maioria, as obras são de importantes artistas gaúchos, entre eles dois pelotenses, o próprio Gotuzzo e Benette Casareto Motta, além de dois estrangeiros: Ângelo Guido e Masanori Uragami. A visitação na sede do Malg é gratuita e poderá ser feita a partir de amanhã, das 12h30min às 18h, até maio.

O restauro foi possível por meio de um acordo de cooperação técnica entre o curso de Conservação e Restauração e o Governo do Estado do RS. O processo de parceria começou em 2021 e o trabalho de restauro dos alunos do Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas ocorreu durante todo o ano passado. A coordenadora do projeto, professora Andréa Lacerda Bachettini, conta que as pinturas estavam em estados variados, algumas mais conservadas que outras.

Todas passaram por higienização, fixação da camada pictórica e limpeza de verniz oxidado. As obras em papel estavam com ondulações, rasgos, bolhas e precisaram de um tratamento especializado para o tipo de suporte. "Algumas tinham escorridos de tinta, manchas de fungos, que alteravam a leitura da obra. A gente conseguiu trazer a cor de volta."

A maior parte das obras é em óleo sobre tela - a mostra tem ainda duas aquarelas - com temáticas variadas, como religiosidade, natureza morta e paisagens. Entre as técnicas utilizadas pelo artistas estão, por exemplo, os espatulados. "Para os alunos este trabalho foi muito importante, eles estudaram cada artista, cada obra gerou um relatório e três delas geraram TCCS (Trabalho de Conclusão de Curso) e neste semestre sairão mais dois TCCs. Esse acervo gerou muito conhecimento", fala a coordenadora. As próprias fichas catalográficas das obras foram atualizadas, com dados que não continham anteriormente, como o nome do autor, por exemplo.

O Diretor executivo de Conservação e Memória do Palácio Piratini, Mateus Gomes, destaca que o Governo do Estado, ao estabelecer pontes entre instituições não apenas reafirma valores imprescindíveis ao processo civilizatório como também devolve à sociedade o produto de tais ações e democratiza o acesso a um patrimônio que é de todos. "A gente agora pode olhar para esse acervo como um conjunto e pensar o que ele representa. Podemos olhar, por exemplo, para uma parte da história da arte no Rio Grande do Sul. Importante também foi ver a cultura, a ciência e a educação acontecendo em perfeita harmônia e o Estado acreditando nisso", fala.

Serviço
O quê: exposição Pinacoteca do Palácio Piratini _ Obras Restauradas
Abertura: quinta-feira (9), às 17h.
Visitação: até maio, de terça a sábado das 12h30min às 18h.
Onde: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo - praça Sete de Julho, 180
Entrada franca

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Texto aborda de forma cômica as dores emocionais e a resiliência dos humanos Anterior

Texto aborda de forma cômica as dores emocionais e a resiliência dos humanos

Studio Atores de Pelotas celebra data com festa especial Próximo

Studio Atores de Pelotas celebra data com festa especial

Deixe seu comentário