Em sete dias, 2,35% dos inadimplentes pagam as dívidas com IPTU |
Números
Campanha de Vacinação termina com mais de 8 mil doses aplicadas
Abertura da Casa da Vacina, novo ponto de imunização central, foi a mudança deste ano
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil - Campanha ocorreu juntamente com a segunda edição da Campanha Municipal de Recuperação das Coberturas Vacinais, destinada às crianças e adolescentes
Por Victoria Meggiato
Chegou ao fim mais uma Campanha de Vacinação em Pelotas. Com início no dia 12 de outubro, a Campanha se encerrou no dia 28 do mesmo mês. Ao todo, foram 8.762 doses aplicadas. No entanto, a Prefeitura de Pelotas não divulgou detalhes da vacinação ou índices de cobertura de cada imunizante.
A mudança deste ano foi a abertura de um novo local para imunização no Centro, a Casa da Vacina, e o fechamento do ponto localizado nas bancas 16 e 17 do Mercado Central. As aplicações também estiveram disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O início da Campanha de Vacinação deste ano aconteceu juntamente com a abertura da Casa da Vacina, no feriado do dia 12 de outubro, e reuniu a população que tinha como objetivo atualizar a carteira de vacinação das crianças. A estrutura, localizada na rua Gonçalves Chaves, 437, substituiu a Sala de Vacinas do Centro de Especialidades, oferecendo as mesmas equipes e protocolos, porém com melhores instalações para receber o público.
A campanha de multivacinação ocorreu juntamente com a segunda edição da Campanha Municipal de Recuperação das Coberturas Vacinais - Quem Ama Protege, destinada às crianças e adolescentes. A iniciativa, lançada em Pelotas no ano passado, foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a finalidade de estimular que crianças e jovens sejam levados para garantir as doses que estão em falta nas suas carteiras de vacinação.
A diretora da Vigilância em Saúde, Aline Machado, destacou que os resultados da campanha deste ano foram satisfatórios. "Em relação ao ano passado, pode-se ressaltar que a abertura da campanha se deu com a inauguração da Casa da Vacina, um serviço central de referência em imunização da população. A campanha de vacinação tem o objetivo de intensificar as ações de vacinação para que, assim, se aumente os índices de coberturas vacinais das doenças imunopreveníveis", disse.
As vacinas disponíveis durante a Campanha foram Covid-19, Poliomielite, Meningocócica C Conjugada, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo B), varicela, HPV, BGC (tuberculose), Meningo ACWY, Rotavírus, DTP, dT, Hepatite A e Pneumo 10, conforme avaliação da caderneta de vacinação.
Dia D
Realizado em 21 de outubro, o Dia D de vacinação aplicou mais de duas mil doses de vacinas na população. A ação ocorreu nos pontos de aplicação do Município, em todas as UBSs, na Casa da Vacina, e também no Ambulatório da UCPel.
A iniciativa teve como foco a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, além de também promover a recuperação de coberturas vacinais.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário