Saúde
Doses para toda a população
A partir desta quarta-feira a vacina contra a gripe está disponível a qualquer pessoa que tiver interesse
Para quem não faz parte dos oito grupos considerados prioritários para receber a vacina contra a gripe, chegou a oportunidade da imunização em Pelotas. A partir desta quart-feira (1º) a população em geral poderá procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e se proteger contra a doença. A iniciativa faz parte das ações do município durante a Semana D, que na terça contou com a vacinação em sistema de drive thru.
Uma “escapada do trabalho”, o vidro aberto do carro e a proteção contra a gripe garantida. Assim o empresário Nelson Costa aderiu ao chamamento da prefeitura para ampliar a cobertura vacinal de Pelotas contra a gripe. “Em uma época como essa, em que devemos manter o distanciamento social, fazer a vacina assim é prático, seguro e rápido”, disse, enquanto recebia a imunização, no drive thru montado no Shopping Pelotas.
Outros dois pontos de vacinação volantes também foram montados, na Associação Rural e no Largo de Portugal. Com a supervisão de enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estudantes dos cursos de Enfermagem e Técnico em Enfermagem fizeram o atendimento da população, que não precisou sair dos veículos para se vacinar.
“Fazer a vacina pelo drive thru é uma forma de prosseguir mantendo o distanciamento social, tão necessário. Como os sintomas da gripe são parecidos com os da Covid, precisamos nos proteger”, afirmou a professora Rubia Siqueira. Segundo a coordenadora da Semana D, Cândida Rodrigues, o sistema drive thru é uma aposta de alcançar de forma mais rápida a meta determinada pelo Ministério da Saúde, de vacinar 90% do público-alvo. Pelotas já protegeu 80,9% das pessoas integrantes dos oito grupos prioritários”.
Maior cobertura
Presente no drive thru da vacina no Shopping, onde cerca de 400 pessoas foram imunizadas, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) anunciou a abertura da vacinação para toda a população.
“Nunca foi tão recomendado fazer vacina contra a gripe, quanto agora, no meio de uma pandemia de uma doença que também se manifesta através de sintomas gripais. A gente sabe que essa vacina não previne o coronavírus e sim a gripe comum, mas é muito importante para preservar a vida das pessoas, para estarem mais fortes para enfrentar o inverno”, ressaltou Paula.
A Semana D prossegue nesta quarta com a abertura da vacinação para toda a população de Pelotas, independentemente de idade ou profissão. “Abrir para todas as pessoas também é uma forma de fazer com que os pais procurem as UBSs e assim levem os filhos para se imunizarem. Iremos vacinar a população até acabarem todas as doses envidas pelo Ministério da Saúde”, informa a enfermeira coordenadora da Semana D.
As pessoas podem procurar a imunização no Centro de Especialidades - das 8h às 17h, assim como nas UBSs, sempre no turno da tarde.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário