SSB 2024

South Summit Brazil 2024 supera edições anteriores e reconhece startup gaúcha entre as vencedoras

Durante o encerramento, foi anunciada a data da próxima edição: 9 a 11 de abril de 2025

Foto: Maurício Tonetto - Secom - Neste ano, o evento reuniu 23,5 mil pessoas, de 55 países, e fundos de investimento com mais de 213 bilhões de dólares

Correalizado pelo governo do Estado, o South Summit Brazil (SSB) 2024 se despediu do público na sexta-feira (22). No histórico Cais Mauá, o Rio Grande do Sul fixou sua âncora nas bases da inovação e do empreendedorismo. A solenidade de encerramento celebrou os resultados desta edição e anunciou uma startup gaúcha entre as cinco vencedoras da Competição de Startups. O evento reuniu 23,5 mil pessoas, de 55 países.

De Porto Alegre, a healthtech Ostera ganhou na categoria Mais Escalável. A startup conta com recursos do governo do Estado para o desenvolvimento de seu projeto. Os aportes foram destinados por meio de editais e programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), demonstrando a importância do investimento do Executivo estadual para o crescimento do ecossistema de inovação. Durante a solenidade, também foi anunciada a data da próxima edição, que ocorrerá entre 9 e 11 de abril de 2025.

Neste ano, o evento reuniu 23,5 mil pessoas, de 55 países, e fundos de investimento com mais de 213 bilhões de dólares. Na edição anterior, foram 123 bilhões de dólares.

Falando em inglês e em portunhol, o governador Eduardo Leite saudou os visitantes, e depois em português, comemorou mais uma edição bem-sucedida. "Tivemos um evento com a periferia, com as grandes empresas, os grandes estudos de investimento, os alunos, as nossas redes de ensino, o poder público, todos circulando e interagindo, e assim gerando ganhos para todos. Ninguém sai desse South Summit como entrou, porque todas as interações que aqui aconteceram certamente tocaram a alma, o coração e a mente de cada um. Saímos todos muito maiores e melhores", discursou Leite no Arena Stage, principal palco do evento.

O governador também atribuiu o sucesso à colaboração entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. E, ao fim de sua fala, adiantou a data da próxima edição, que ocorrerá em Porto Alegre, entre 9 e 11 de abril de 2025. O South Summit Brazil será realizado na capital gaúcha até 2027.

O presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, destacou a magnitude do evento e disse que, nesta edição, o encontro se consolidou, efetivamente, de alcance global. "Representa, na prática, nosso propósito, que é conectar atores e gerar uma grande variedade de negócios. Essa rua de 1 quilômetro de extensão faz as pessoas se encontrarem: as startups, os investidores, o grande palestrante e o grande empresário. Esse ambiente cria uma energia que só vivendo para conseguir entender" afirmou.
Números

O SSB 2024 recebeu mais de 900 investidores, 140 fundos de investimento nacionais e internacionais, mais de 800 palestrantes, 7 mil empresas e mais de 3 mil startups – que não entraram na disputa.

Competição de Startups 2024

Na Competição de Startups, além da gaúcha Ostera, foram anunciados mais quatro campeãs. Três são do Brasil e uma do Chile. A Cromai, que atua no setor agrícola e tem base em São Paulo (SP), foi a vencedora da categoria Destaque. Também da capital paulista, a B4Waste foi eleita a Mais Sustentável. A IBBX, de Capivari (SP), foi escolhida a Mais Inovadora. E a PhageLab do Chile, também uma healthtech, venceu na categoria Melhor Time.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix Anterior

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

Petrobras busca apoio para explorar petróleo na margem equatorial Próximo

Petrobras busca apoio para explorar petróleo na margem equatorial

Deixe seu comentário