Tributo à fé

Uma das figuras mais carismáticas da Igreja Católica Apostólica Romana, o falecido Papa João Paulo II, canonizado como São João Paulo II, é patrono de uma comunidade em Pelotas. Vinculada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Comunidade São João Paulo II realiza entre os próximos dias 14 e 17, o Tríduo e Festa (foto) em sua homenagem. Junto acontecerá a 1ª Exposição de Imagens de Nossa Senhora, intitulada Totus Tuss - Todo Teu, Maria meditando sobre a devoção mariana de São João Paulo II. O Tríduo será nos dias 14, 15 e 16, às 18h30min, com a Oração do Rosário e Santa Missa às 19h, tendo como gesto concreto a doação de itens de higiene feminina. A Missa Festiva está marcada para às 19h do dia 17, com a procissão saindo do Residencial Life Park Simões Lopes. A exposição, no salão da comunidade, estará aberta entre 17h e 21h, na Avenida Visconde da Graça. A programação tem o apoio do Minimercado e Açougue Ludtke, Do Campo Hortifruti e Mercearia, Teia Restaurante Vegetariano, Itafarma, Dago’s Lanches, Casa de Carnes Uruguai, Táxi 269 e Comercial Joice.


Magnificência
Estão confirmadas as inscrições das três chapas para a disputa da Reitoria da UFPel. São lideradas pelas candidatas Úrsula Rosa e Julieta Fripp e pelo candidato Gilson Porciúncula. O calendário acadêmico do primeiro semestre está mantido.

Bronca
Às 18h37min do dia 30 de abril, por e-mail, Espeto recebe mensagem em papel timbrado da Associação dos Servidores e Associação dos Docentes da UFPel. Não tem data e sem assinaturas dos, em tese, responsáveis. Certamente uma folha timbrada não tem esse valor.

Teor
São quatro parágrafos. No primeiro, o papel timbrado questiona as afirmações feitas pelo Espeto na edição dos dias 27 e 28 de abril, a respeito do processo eleitoral na instituição.

Posturas
No segundo, registra o papel timbrado que o corpo discente, em momento algum, foi “alijado” do processo, estando desde o início representado. Também está escrito que “nenhuma das entidades signatárias apoia esta ou aquela candidatura, contrariamente ao sugerido no texto de sua responsabilidade”.

Alunos
Quanto aos alunos: como a UFPel está em greve determinada pelas duas associações, sem a sua concordância, os alunos, sem ter nada o que fazer e para ocupar o tempo, resolveram protestar na frente de prédios da instituição. Sem motivo. É só verificar quais os cursos que mantêm aulas e com alunos desejosos para tal.

Trabalhadores
Quanto aos professores e servidores técnicos-administrativos, é só ler com mais atenção, o dossiê divulgado, com 13 folhas, onde o negado apoio é esclarecido. Com direito a textos, fotos e participações em eventos promovidos.

Trabalhadores II
Os dirigentes sindicais apontados, no dossiê, por suposto conflito de interesse, começam a mudar suas redes sociais. Retiram as menções de apoio a preferida candidatura. Se não há apoio e para a total isenção, também deveriam retirar seus nomes da Comissão Eleitoral e da Junta Eleitoral. Aí ficariam livres para a campanha de sua chapa preferida.

Crítica
No quarto parágrafo, o publicado pelo Espeto é classificado como informações distorcidas, “(provavelmente pela falta de qualidade e comprometimento da fonte referida ao seu texto)” e pede, o papel timbrado único das duas associações, que seja assegurada, para restabelecimento da verdade, a publicação do esclarecimento.

Democracia
Lembra também o papel timbrado que os processos eleitorais para as Reitorias, são fruto da luta permanente dos movimentos de estudantes, servidores e docentes. Também por democracia, liberdade e autonomia. Verdade e foi o que aconteceu até a eleição anterior. Na atual, parece estar sendo diferente.

Conduta
Espeto está mais que calejado sobre este tipo de situação. Modéstia à parte, foi o primeiro a divulgar o que começava a ocorrer no processo eleitoral. Depois, as constatações chegaram e a encrenca foi geral.

Entenda

Desde a última quinta-feira e até segunda-feira, o suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Jorge Alves (foto), é vereador em Pelotas. Assumiu o mandato devido a licença da vereadora Marisa Schwarzer, eleita pelo PSB e hoje no PSDB. Jorge Alves foi dirigente do Sindicato dos Municipários e servidor vinculado à Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.

Entenda II

​Os vereadores Carlos Júnior (PSD) e Paulo Coitinho (Cidadania) entregam uma Moção de Homenagem ao lutador de boxe Jefferson Rodrigues, pela conquista do título de campeão da 19ª Copa Treme Terra de Boxe, realizada em fevereiro, no Laranjal. Na foto, os dois vereadores, Jefferson, o técnico Juliano Silveira e o também lutador Matheus Rodrigues.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Sucesso

Próximo

Conversa

Deixe seu comentário