Reforço

Pelotas anuncia a contratação do atacante Walter

Jogador de 33 anos tem passagem por grandes equipes como Inter, Cruzeiro, Fluminense, Athletico Paranaense e Porto, além da Seleção Brasileira Sub-20

Foto: Rafael Melo/SCFC - Em 2022 o centroavante teve rápida passagem pelo Santa Cruz

O Pelotas anunciou na manhã desta quinta-feira (18) um nome famoso para o restante da Divisão de Acesso. Walter Henrique da Silva, conhecido apenas como Walter, é o novo reforço do Lobo. Ele chega com contrato por produtividade. "Agradeço a confiança e conheço bem a força da torcida do Pelotas. Estou retornando para o Sul com a missão de contribuir para recolocar o Lobo na primeira divisão que é o seu lugar", afirmou o atleta. 

Aos 33 anos, o jogador tem um vasto currículo por grandes clubes. O pernambucano de Recife começou a ser falado após ser o grande destaque do Internacional na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2008. No ano seguinte, pelo time profissional, Walter marcou três gols no Gauchão.

Com boas atuações em 2010, foi inscrito na Copa Libertadores como mais uma opção para o ataque.  O promissor jogador na época marcou o gol da classificação do Colorado contra o Banfield-ARG, pelas oitavas de final.

Ainda com 21 anos, Walter iniciava uma característica que marcou sua carreira: as polêmicas. Já encarando problemas de peso e de relacionamento, o atacante decidiu não treinar e passou quatro dias sem aparecer para treinar.

Afastado, o Inter se viu obrigado a negociar o jogador para o Porto de Portugal. Pelo clube português, Walter atuou por uma temporada e meia. O ponto alto foi a conquista da Liga Europa 2010/11. Na equipe lusitana jogou ao lado do atacante Hulk. Com problemas de peso, passou a ser emprestado até o fim do seu contrato. No período o jogador atuou no Cruzeiro, Goiás (duas passagens), Fluminense, Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Paysandu e CSA.

Seu melhor momento foi pela equipe Esmeraldina no Campeonato Brasileiro de 2013. Na temporada marcou 29 gols, sendo 13 pela competição nacional. O desempenho rendeu ao jogador o prêmio da Bola de Prata de melhor atacante do Brasileirão ao lado de Diego Tardelli.

Aos poucos, Walter foi tendo cada vez mais problemas de peso e ao mesmo tempo foi perdendo espaço entre os melhores times do Brasil. Nos últimos três anos não se firmou em nenhum clube, passando por seis equipes entre 2021 e 2022: Vitória, São Caetano, Botafogo (SP), Santa Cruz (PE), Amazonas e Goiânia.

Último clube

Em 2023, o Pelotas será o segundo time de Walter. No primeiro semestre atuou no Campeonato Pernambucano pelo Afogados de Ingazeira.  Ele atuou em cinco jogos, sendo que foi titular apenas uma vez. O atacante marcou um gol, justamente em sua última partida. No dia 1º de abril, Walter entrou faltando 19 minutos para o fim do jogo. Na ocasião, sua equipe perdia por 3 a 1 para o Salgueiro. Aos 44 minutos, após cruzamento da esquerda, o rodado atacante mandou de cabeça para descontar. No fim, o Afogados de Ingazeira foi derrotado e terminou rebaixado.

Nova opção para Wiliam Campos

O técnico Wiliam Campos ainda nem estreou e já ganhou um reforço para a disputa da Divisão de Acesso. Pela sua atual forma física, ainda acima do peso, Walter consegue jogar apenas como centroavante, já que não tem mais a mobilidade do início da carreira. No elenco do Lobo a posição conta com Roberio e Junnior Batata.  

A direção áureo-cerúlea aposta que a contratação de Walter ajudará no marketing do clube através do alcance nacional do jogador, conhecido em todo o país, além da presença dentro de campo na busca pelo acesso. Somente no Instagram o atacante possui no momento 196 mil seguidores.

Walter chegará em Pelotas na próxima segunda-feira. Sua apresentação oficial deve acontecer na terça. 

Passagem pela Seleção

Em 2009, Walter foi convocado para representar o Brasil no Sul-Americano Sub-20. Pela competição continental, o atacante foi um dos grandes destaques com cinco gols em nove jogos. A seleção brasileira conquistou o título.

Caso de doping

Entre tantas polêmicas, Walter foi flagrado em exame antidoping realizado em 2018, quando defendia o CSA. O jogador fez uso de “sibutramina”, substância utilizada no tratamento para perder peso. O atacante foi suspenso por um ano e meio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter toma 2 a 0 do América e mergulha em crise; Mano segue no cargo Anterior

Inter toma 2 a 0 do América e mergulha em crise; Mano segue no cargo

Com pista nova, skate retorna ao quadro de modalidades do Jepel Próximo

Com pista nova, skate retorna ao quadro de modalidades do Jepel

Deixe seu comentário