Exemplo

Remador pelotense desiste do Pré-Olímpico para ajudar vítimas das enchentes na capital

Piedro Tuchtenhagen disputaria competição na Suíça valendo vaga nos Jogos de Paris, mas catástrofe no RS fez ele e colegas cancelaram os planos em prol da solidariedade

Foto: Satiro Sodré - CBR - Piedro (E) foi formado no projeto Remar para o Futuro e atualmente representa o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre; seu companheiro de barco na foto, Evaldo Becker, tomou a mesma decisão

O remador pelotense Piedro Tuchtenhagen, formado no projeto Remar para o Futuro e atualmente atleta do Grêmio Náutico União (GNU), de Porto Alegre, está dando um exemplo de solidariedade. Ao lado de outros três colegas que disputariam a partir do dia 19 o Pré-Olímpico de remo, na Suíça, valendo vaga nos Jogos de Paris, ele cancelou a participação no evento para ajudar vítimas das enchentes na Região Metropolitana.

> AO VIVO: atualizações sobre a enchente na Zona Sul.

Piedro está em uma das sedes do GNU na capital. “Estamos fazendo trabalho de recolher doações. Tem o pessoal que faz a triagem das coisas. A gente também entrega para as pessoas que vêm aqui. O União está com mais de 250 desabrigados em um dos ginásios. A gente fica na função de ajudar, levar algo que eles necessitem em horários de café, almoço, lanche, fora outras coisas, como roupas, além de ajudar também nos resgates”, conta.

"Uns amigos nossos entraram na água com colchão inflável, salvaram três ou quatro famílias. E depois com barcos. Foi o caso dos primeiros dias. Agora estão fazendo algo mais direcionado com apoio da Polícia Federal. Eles estavam fazendo uma operação e a gente foi para auxiliar. Tem muita gente que não quer sair de casa, está tendo muito roubo, muito assalto", complementa o pelotense.


Manifestação nas redes sociais

Ao lado do santamariense Evaldo Becker, de quem seria parceiro em barco duplo no campeonato na Suíça, Piedro se manifestou em vídeo nas redes sociais publicado em conjunto com o companheiro de seleção brasileira.

"A gente conversou muito, trocou muita ideia. E tomamos a decisão de não ir para a qualificatória olímpica. Sei que é o sonho de muitas pessoas, mas no momento o nosso sonho é ajudar e salvar essas famílias. Não tínhamos como deixar tudo que está acontecendo aqui e ir para lá. A gente é mais efetivo salvando nossas famílias, amigos e o nosso Estado pelo qual temos grande orgulho. Vamos ter outras competições, outros desafios", assegurou o atleta de Pelotas.

Mudança de casa no ano passado

O pelotense também relata que, após as enchentes de setembro do ano passado em Porto Alegre, com proporções menores, ele e a noiva perderam móveis em residência na Ilha do Pavão. Portanto, decidiram deixar o local. “A gente alugou uma casa em um lugar bem alto, na Azenha. Teve problema com falta de água só, não alaga nada em volta. Estamos bem seguros”, complementa.

“Hoje [sexta-feira] nos chamaram para um, a gente estava lá à disposição. A gente ajuda a fazer descarregamento, chegam caminhões… É uma rotina bem movimentada, bem corrida, mas a gente tem se virado, se desdobrado para conseguir ajudar todo mundo”, afirma Piedro.

Além dele e de Evaldo, desistiram de representar a seleção brasileira os atletas Alef Fontoura (do Pinheiros, de SP) e Daniel Lima (também do GNU).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Divisão de Acesso não retornará antes do dia 26 Anterior

Divisão de Acesso não retornará antes do dia 26

Beneficente, quarta etapa do Circuito Pelotense de Poker arrecada donativos para vítimas da enchente Próximo

Beneficente, quarta etapa do Circuito Pelotense de Poker arrecada donativos para vítimas da enchente

Deixe seu comentário