Pauta

Pelotas recebe Audiência Pública sobre racismo e economia

Atividade será realizada nesta quinta-feira (22) à noite na Câmara de Vereadores; iniciativa é da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado, através do presidente, o deputado estadual Matheus Gomes

Foto: Celso Bender - ALRS - Evento na Câmara de Vereadores terá a presença de lideranças negras

Nesta quinta-feira (22) à noite, a partir das 19h, uma Audiência Pública irá debater alternativas para o desenvolvimento econômico da população negra. A atividade ocorre na Câmara de Vereadores e é promovida pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, através do deputado estadual Matheus Gomes (PSOL). A audiência terá a presença dos convidados Alysson Portella, pesquisador, Iyá Sandrali, representante do Movimento Negro Unificado (MNU/RS) e Secretária Executiva do Conselho dos Povos de Terreiro do RS, e Ernestina Pereira, presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Pelotas.

A Comissão Especial busca analisar a situação econômica da população negra do Estado. Pelotas será o primeiro Município gaúcho em que a Comissão irá realizar audiências e agendas, em continuidade ao trabalho para desenvolver o relatório final, que servirá de base para a construção de políticas públicas que combatam a desigualdade econômica entre negros e brancos no Estado. "A atividade é mais uma iniciativa na busca de soluções e enfrentamento da desigualdade causada pelo racismo em nosso estado", afirma o deputado.

Os principais objetivos são debater a situação econômica da população negra, expondo dados e estudos sobre o tema e, principalmente, levar o debate a um território como Pelotas, que conta com uma população negra bastante expressiva e que nem sempre é ouvida. A discussão dentro da Câmara Municipal servirá para que o Poder Público se faça presente na discussão. Gomes salienta que é a primeira vez que a Assembleia Legislativa se debruça sobre a desigualdade econômica que atinge a população negra gaúcha. "Realizar a primeira audiência pública da Comissão Especial em Pelotas é um marco muito importante."

Debate

O convite é para toda a população, entidades da sociedade civil e órgãos públicos de Pelotas e região, que buscam debater a questão da desigualdade econômica da qual a população negra está sujeita.

O palestrante e Doutor em Economia, Alysson Portella, irá abordar temas como a persistência das desigualdades econômicas para a população negra. Dessa forma, audiência irá possibilitar uma ponte entre o Poder Público e a população, que necessita de políticas públicas efetivas para promoção de emprego e renda.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFPel abre inscrições para Comissão Própria de Avaliação Anterior

UFPel abre inscrições para Comissão Própria de Avaliação

Instituição que presta ajuda a necessitados em Pelotas enfrenta problemas financeiros Próximo

Instituição que presta ajuda a necessitados em Pelotas enfrenta problemas financeiros

Deixe seu comentário