Capacitação

4ª Jornada Empreendedora do IFSul realiza primeira ação do ano em Pelotas

Encontro foi destinado à capacitação de professores de ensino fundamental

Foto: Carlos Queiroz - DP - Evento tem como objetivo enriquecer a formação acadêmica de alunos e profissionais

Por João Pedro Goulart
[email protected]
(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)

Ocorreu nesta quinta-feira (9) uma capacitação gratuita de professores de ensino fundamental referente à 4ª edição do programa Jornada Empreendedora: Inovação, Ideias e Empreendedorismo, no Pelotas Parque Tecnológico. O projeto de extensão vem sendo realizado por servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), em parceria com toda a comunidade de fora dos câmpus. O objetivo dos eventos é fomentar a inovação, através de palestras, workshops e oficinas, estimulando a criatividade e cultura empreendedora.

A Jornada Empreendedora do IFSul tem como objetivo enriquecer a formação acadêmica de alunos e também profissionais, fomentando o desenvolvimento pessoal, a troca de experiências e conhecimentos. A iniciativa começou em 2020, apenas em Pelotas. Em 2023, outros campi do Estado aderiram à ideia, transformando o evento em um programa. As atividades do projeto foram abertas em todos os campi no início mês passado (outubro), com uma transmissão ao vivo da palestra de Artur Gibbon, diretor do Oceantec. Ao todo, no Estado, fazem parte do projeto os campi do IFSul Pelotas, Pelotas Visconde da Graça (CaVG), Camaquã, Sapucaia do Sul, Sapiranga, Charqueadas e Passo Fundo.

Em Pelotas, o encontro de quinta foi reservado a oficinas e discussões sobre a educação empreendedora com docentes de escolas públicas de ensino fundamental. Atualmente, a educação empreendedora é um componente curricular obrigatório nesta etapa escolar, o que torna a capacitação de professores necessária. Jander Moks, Departamento de Educação a Distância e Novas Tecnologias (Dete) do IFSul e coordenador da Jornada, relata que a educação empreendedora tem sido muito discutida no âmbito educacional, porém, ao mesmo tempo, há pouco preparo dos professores para tratar desta temática nas escolas. "Trazemos mais entendimento para os professores sobre como abordar a educação empreendedora", disse.

A Escola Bibiano de Almeida estava representada no evento pela professora de matemática Eliana Pimentel, que dará também aula de empreendedorismo. Ela entende que a formação proposta é fundamental para transmitir o melhor conhecimento da nova disciplina até os alunos em sala de aula. "Empreender não é simplesmente abrir um negócio. Há um trabalho com muitas outras áreas do conhecimento", relata a professora.

As atividades do dia foram ministradas por Diego Pereira, professor no IFSul. Além da palestra sobre o empreendedorismo nas escolas, o docente aplicou um workshop, no qual os professores puseram em prática a metodologia. O professor Diego, ministra a disciplina há 12 anos no IFSul e ressalta a importância de promover bate-papos com professores da educação empreendedora sobre a temática que foi implantada neste ano pelo Município. "Achamos que a Jornada poderia colaborar nesse momento de transição", disse.

De acordo com o cronograma oficial de eventos, em Pelotas, a Jornada Empreendedora terá encerramento no dia 22 de novembro (quarta-feira), no Câmpus Pelotas. Na oportunidade, haverá atividades pela manhã, tarde e noite, com os estudantes e comunidade externa como público-alvo. A ação conta com o apoio das empresas Badesul, Banrisul, BRDE, Cresol, Sicredi e das pró-reitorias de Extensão e Cultura (PROEX), Ensino (PROEN) e Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP) do IFSul.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola de Eletricistas forma primeira turma em Pelotas Anterior

Escola de Eletricistas forma primeira turma em Pelotas

Segurados do IPE Saúde são impactados com nova cobrança de alíquotas Próximo

Segurados do IPE Saúde são impactados com nova cobrança de alíquotas

Deixe seu comentário