Oportunidade

Escola de Eletricistas forma primeira turma em Pelotas

Programa é promovido pela CEEE Equatorial em parceria com o Senai/RS

Foto: Davi Almeida - CEEE Equatorial - Iniciativa formou 400 profissionais em 2022

A manhã de quinta-feira (9) foi de muita emoção para os 24 formandos da primeira turma pelotense da Escola de Eletricistas. O programa, promovido pela CEEE Equatorial, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RS) e patrocínio do Grupo Setup, oferece formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica gratuitamente. A iniciativa já ocorreu em diversos outros Estados de atuação do Grupo Equatorial e formou 400 profissionais em 2022.

Este ano, o programa estreou no Rio Grande do Sul com vagas em Porto Alegre e Pelotas. Ao todo, foram 50 alunos contemplados com o curso e com uma bolsa mensal de R$600. Para o executivo de relacionamento da Equatorial, Egon Vivian, a formação atende uma demanda do mercado e também da sociedade. "A principal importância que a gente vê é a inserção desse pessoal nesse mercado, que tem uma série de oportunidades, está crescendo e exigindo cada vez mais profissionais qualificados. A concessionária, e também a comunidade, tem muito a ganhar em qualidade de atendimento e oportunidade para as pessoas", avalia. Apesar de não garantir vagas de emprego, a concessionária abre a possibilidade de contratação dos recém-formados.

O curso, que totaliza 480 horas de aulas práticas e teóricas, é desenvolvido em parceria com o Senai/RS. O diretor pedagógico do Senai Pelotas, Ricardo Leite, explica que a área é uma das especialidades da instituição. "É uma expertise do Senai. Em Pelotas, tem curso de elétrica residencial e industrial há mais de 20 anos. Agora, com essa parceria, estamos ampliando nosso atendimento à comunidade", avalia. O diretor do Senai na região, Leandro Ferreira, complementa. "Nosso feedback em relação a essa turma é o melhor possível. Com certeza todos serão absorvidos pelo mercado. Estamos colaborando com a melhoria da comunidade de forma geral. Para nós, é uma satisfação e uma honra participar disso", finaliza.

Representatividade

O curso, voltado para uma área ainda dominada por homens, também teve a representatividade feminina como um dos objetivos e garantiu 35% das vagas ao público feminino. Na turma de Pelotas, duas mulheres concluíram o curso. Uma delas, a formanda Marisol Cavalheiro, 20, foi laureada pelo desempenho ao longo da formação e conta que sempre quis seguir na área. "Meu pai e meu irmão trabalham com isso e sempre gostei. Quando saiu o curso e tinha vagas pra mulheres, me inscrevi. Agora tô aqui, só querendo continuar, já até mandei currículo. É gratificante, porque sempre tem olhares de fora de que a gente não tem capacidade. Mas, hoje, mostramos que temos sim", comenta Marisol.

Futuras turmas

A expectativa da CEEE Equatorial e do Senai/RS é dar continuidade ao programa, que já tem uma segunda turma prestes a se formar. O curso é destinado para pessoas a partir dos 18 anos, com Ensino Médio completo e CNH categoria B. Mais informações sobre os editais das primeiras turmas estão disponíveis em senairs.org.br/escola-de-eletricistas-equatorial.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Liminar determina que Município pague salários de servidores em até 72 horas Anterior

Liminar determina que Município pague salários de servidores em até 72 horas

4ª Jornada Empreendedora do IFSul realiza primeira ação do ano em Pelotas Próximo

4ª Jornada Empreendedora do IFSul realiza primeira ação do ano em Pelotas

Deixe seu comentário