Educação

Pelotas na lista de premiados da Olimpíada Brasileira de Matemática

Escolas públicas somaram três medalhas e 22 menções honrosas

Foto: Volmer Perez - DP - Diogo, de 18 anos, foi o único aluno da rede pública a receber medalha de ouro em Pelotas

Por Helena Schuster
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

A divulgação da lista de estudantes premiados na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), revelou uma série de conquistas da educação pelotense. Ao todo, alunos de escolas públicas da cidade somaram três medalhas e 22 menções honrosas pelo desempenho na Obmep, que é considerada a maior competição científica do País e reuniu 18,1 milhões de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio este ano.

Entre os premiados está o estudante do 6º semestre de Química no IFSul Campus Pelotas, Diogo Marth, 18, que conquistou a única medalha de ouro da rede pública na cidade. Natural do interior de São Lourenço do Sul, o jovem começou a participar da competição ainda pequeno, quando estudava na Escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Hubner, e já levou várias medalhas para casa. "Já participei de várias olimpíadas, mas cada vez é uma nova experiência", comenta. Este ano, participou do nível três da competição, destinado para estudantes do Ensino Médio.

Para os professores envolvidos, o momento é gratificante. "A gente fica com o coração mole de ver essas conquistas. Eles [os alunos] nos ajudam, dão o exemplo, motivam e mostram que a matemática pode ser bonita e interessante", comenta o professor de matemática, Júlio Mohnsam. "Resultados como os deste ano motivam outros alunos e a gente reforça que, para participar, não precisa ter uma habilidade específica ou ser bom em matemática. O que é necessário é estar aberto a aprender e se dedicar", complementa o professor Mauro Bartz. Além de Diogo, o estudante Mateus Xavier, também do IFSul, conquistou medalha de bronze no nível três da competição.

O estudante Felipe Boemeke, da Escola Estadual de Ensino Médio Edmar Fetter, completa a lista de medalhistas da rede pública pelotense, com a conquista da medalha de bronze, no nível um da competição. Outro reconhecimento pelotense também veio através da premiação para as escolas, baseada no desempenho dos alunos na competição, em que o Colégio Municipal Pelotense foi um dos vencedores e receberá o prêmio de um kit de material didático.

Portas abertas para o futuro
Para além da competição saudável, a Olimpíada também representa para os estudantes uma oportunidade de seguir aprendendo, já que todos os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que aprofunda os conhecimentos matemáticos. Diogo, que já participou do PIC mais de uma vez, agora participa do programa Mentores, também vinculado à Obmep, que oferece conhecimentos de nível superior.

Para Marth, além de ser uma oportunidade de preparação para o vestibular, a Obmep também trouxe crescimentos pessoais. "O que a competição deixa para mim vai muito do conhecimento pessoal, de ver o que quero e gosto de fazer." Apesar de ainda não saber o que fazer na faculdade, ele vê muitas possibilidades a partir da experiência vivida. "Sou do interior e não tinha uma visão tão ampla do que poderia fazer no futuro. Com os resultados que fui conquistando, vi que era capaz de ir além", finaliza.

Conquistas também no ensino privado
Desde 2017, escolas particulares também podem participar da Obmep e concorrem a premiações de categorias específicas do ensino privado. Em Pelotas, as escolas particulares também trouxeram diversas conquistas para casa. Ao todo, foram premiados 12 alunos de seis instituições diferentes: cinco medalhistas e sete alunos reconhecidos com menção honrosa. O Colégio São José também foi premiado na categoria destinada às escolas privadas pelo desempenho dos alunos que participaram da competição.

Confira a lista de medalhistas e respectivas escolas
- Diogo Marth, IFSul Campus Pelotas (medalha de ouro, nível 3)
- Lucas Damaso Hallal, Colégio São José (medalha de ouro, nível 1)
- Artur Sacco Costa, Colégio São José (medalha de prata, nível 2)
- Valkiria Zanette Machado, E.E.F. Três Vendas (medalha de prata, nível 2)
- Gabriel Pegoraro Vieira, Colégio Gonzaga (medalha de prata, nível 3)
- Henrique Machado de Andrade, Colégio São José (medalha de bronze, nível 1)
- Mateus Xavier, IFSul Campus Pelotas (medalha de bronze, nível 3)
- Felipe Boemeke, E.E.E.M. Edmar Fetter (medalha de bronze, nível 1)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Incêndio atinge Pontal da Barra; queima de lixo é principal suspeita Anterior

Incêndio atinge Pontal da Barra; queima de lixo é principal suspeita

Com previsão de verão seco, Pelotas já sente falta de chuva Próximo

Com previsão de verão seco, Pelotas já sente falta de chuva

Deixe seu comentário