Movimentação

Expectativa de crescimento de 4,9% nas vendas de Natal

De acordo com pesquisa do Sindilojas, o pagamento com pix entra pela primeira vez na lista de preferência dos consumidores

Foto: Italo Santos - Especial - DP - Movimento nas lojas é considerado dentro do padrão

O presente ideal é aquele que agrade e ainda se encaixe no orçamento mensal. Por esse motivo, pode ser que este ainda seja um Natal de "lembrancinhas". No comércio de Pelotas, o movimento é considerado dentro do padrão por faltar alguns dias para a data e, mesmo com a chuva de sexta-feira, os consumidores saíram às ruas em busca de ofertas, promoções e descontos. Quanto melhor o preço, maior o número de presentes para este 25 de dezembro. Em tom otimista, a expectativa de vendas está nos 4,9% de crescimento em relação ao ano passado, que ficou em 3,43%.

De acordo com Conselho Gestor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Pelotas, dentro de um cenário positivo conforme as pesquisas nacionais, acredita-se que na cidade também será desta forma. "Desde outubro já existe uma boa demanda para ocupar as vagas de emprego temporárias nesta época, o que demonstra a expectativa dos próprios empresários. O que se observa é um movimento intenso no comércio desde os primeiros dias do mês, portanto é possível que se tenha um aumento de vendas em comparação a 2022, sim". Para o Sindicato dos Dirigentes Lojistas de Pelotas (Sindilojas), que costuma realizar uma pesquisa com os estabelecimentos, o valor médio de investimento dos consumidores está em R$ 141. "No ranking de produtos, roupas, calçados, eletroeletrônicos (que entram então os smarts), perfumaria e eletrodomésticos", citou o presidente da entidade, Renzo Antonioli.

Presencial ou online

Na opinião do Conselho da CDL, a preferência pela compra presencial ou online é uma questão muito relativa, pois varia conforme o perfil de cada consumidor. "Apesar de a pandemia ter feito aumentar ainda mais as vendas online, nota-se que as pessoas retomam cada vez mais a vontade de fazer a compra presencial para olhar o produto, fazer pesquisa de preço nas lojas e até mesmo receber ajuda na hora da compra", diz o grupo. Nas lojas de Pelotas (sem contar com as grandes redes que não têm esses dados), 75% dos consumidores preferem a compra fixa e os 25% online. "Estes percentuais se justificam pela presença das pessoas nas ruas. E aqueles que ainda compram pela Internet, é porque já conhecem o estabelecimento e têm confiança", observou Antonioli.

Cartão ou pix

A grande novidade deste ano e que chamou a atenção dos pesquisadores do Sindilojas é que o percentual de pessoas que preferem pagar com pix ficou em 25%. "É a primeira vez que entra como forma de pagamento escolhida pelos consumidores", observou o presidente. Entre os que optam por pagar com dinheiro ou cartões ou boletos das lojas estão 41%. Já os que usam cartões de variadas bandeiras estão em 34%, tanto no débito quanto no crédito. Quem prefere este sistema de pagamento é a professora Alessandra Silva, 50. Ela disse que este ano vai dar só lembrancinhas e brinquedos, mas para agradar a neta, não faz economia.

Dicas na hora da compra

A pesquisa é sempre importante, diz o Conselho da CDL Pelotas. Comparar preços e condições de pagamento ainda é a melhor dica. O principal risco é para quem for comprar online. Os consumidores devem evitar sites que sejam desconhecidos ou que não tenham canais de atendimento, por exemplo. As fraudes estão cada vez mais frequentes, por isso é indicado comprar de sites e lojas que já se conhece. Ainda, tenham atenção às condições de trocas dos produtos, principalmente quanto aos prazos.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pequenas empresas do setor de Serviços lideram a geração de empregos em 2023 Anterior

Pequenas empresas do setor de Serviços lideram a geração de empregos em 2023

Procon divulga pesquisa de preço da Ceia de Natal 2023 Próximo

Procon divulga pesquisa de preço da Ceia de Natal 2023

Deixe seu comentário