Essencial

Ginásio do Sesi é o oitavo abrigo aberto pela Prefeitura em Pelotas

Local terá capacidade para atender até cem pessoas

Foto: Divulgação - SAS - Local fica no prolongamento da Bento Gonçalves

Para acomodar a maior demanda de abrigados em razão da necessidade de evacuação de novas áreas, a Prefeitura de Pelotas viabilizou neste domingo (12) a abertura do oitavo abrigo público de gestão municipal no ginásio do Sesi, localizado no prolongamento da avenida Bento Gonçalves.

Com uma infraestrutura adequada e operação já em andamento, o ginásio preparado pelas equipes terá capacidade de abrigar mais de cem pessoas no local. O Município segue recebendo doações e prioriza, neste momento, o recebimento de colchões, roupas de cama e cobertores.

> AO VIVO: acompanhe a cobertura das enchentes em tempo real.

Sistema de cadastramento

A partir da orientação de evacuação imediata de regiões que apresentam risco iminente de alagamentos, a Prefeitura desenvolveu um sistema de cadastramento e acolhimento das populações residentes dessas áreas.

Moradores que precisaram deixar suas casas e buscar abrigo junto ao Município foram recepcionados no Ginásio Municipal (rua Álvaro Chaves, 2000) e, posteriormente, encaminhados para o abrigo que melhor atendia às suas necessidades.

Por meio de trabalho integrado entre as secretarias de Assistência Social (SAS) e Qualidade Ambiental (SQA), foi realizado o cadastramento da população, bem como de seus animais de estimação. Efetivados os cadastros, os acolhidos foram transportados até o abrigo indicado.

Para acomodar a população durante o processo de cadastramento, uma recepção foi montada pelas equipes com distribuição de água, alimentos e cobertores, além de itens alimentícios direcionados às crianças.

“Nessa operação específica de retirada de pessoas das áreas de risco iminente, que estamos fazendo o convencimento de porta em porta, aqueles que decidiram sair e não foram para casa de amigos e familiares foram trazidos para cá. Aqui no ginásio nós preparamos uma recepção para as pessoas com água, alimentos e cobertores caso alguém chegasse com frio. Fizemos o cadastramento das pessoas, bem como de seus animais, e realizamos o encaminhamento para o abrigo que melhor atendia às necessidades de cada indivíduo”, explicou o titular da Assistência Social, Tiago Bündchen.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Drones não autorizados sobre área de risco são proibidos Anterior

Drones não autorizados sobre área de risco são proibidos

Eduardo Leite fala em “guerra” e comenta busca de recursos junto ao governo federal Próximo

Eduardo Leite fala em “guerra” e comenta busca de recursos junto ao governo federal

Deixe seu comentário