Calor chegou

É hora de preparar o Laranjal

Com o início (antecipado) da temporada, algumas obras na infraestrutura já estão sendo feitas para garantir que todos os veranistas aproveitem o passeio da melhor forma possível

Fotos: Carlos Queiroz

Carlos Queiroz 63730

A proximidade do verão e a chegada dos dias mais quentes têm levado mais pelotenses à praia do Laranjal, um indicativo de que é preciso preparar os balneários ao período do ano com maior movimento. Afinal, mais público, mais demanda de serviços.

Com o início (antecipado) da temporada, algumas obras na infraestrutura já estão sendo feitas para garantir que todos os veranistas aproveitem o passeio da melhor forma possível. A secretaria que tem tido mais trabalho até o momento é a de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), responsável pela iluminação, parte da limpeza e requalificação de praças e vias. Mas o Sanep não fica atrás. A revisão de 15 chuveiros está sendo feita, e uma licitação para instalar 30 banheiros e dois contêineres deve ser finalizada no dia 3 de dezembro.

Entre quem circula pela orla os elogios são muitos. Os comerciantes que diariamente estão no local afirmam que tudo tem funcionado bem, opinião compartilhada também pelos visitantes. Porém, quando o assunto é o bairro, os moradores pedem que os serviços não fiquem apenas na beira da praia. Os alagamentos são constantes, reclama a vendedora Maria da Glória Silveira, que há 21 anos mora no Laranjal. “Quando chove as ruas ficam intransitáveis”, afirma ela.

Outro problema registrado, que não é recente, é a falta de água, que se agrava durante a temporada, pois mais pessoas passam a usar a rede. Não é incomum que os moradores fiquem sem abastecimento durante o período. O diretor do Sanep, Jacques Reydams, diz que a estrutura ainda é a mesma desde 1985, o que dificulta as ações, mas garante que os transtornos devem diminuir em função do novo sistema de medições utilizado. Para o próximo ano, é planejada a inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) do São Gonçalo, o que aumentará a captação.

Calçadão, ruas e praças
A Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) repôs os blocos de pavimentação do calçadão no início de outubro e trabalhou na substituição de 12 bancos que estavam danificados. Os assentos foram consertados e receberam nova pintura. Em relação às ruas, o secretário de Serviços Urbanos, Luiz van der Laan, garantiu que o patrolamento está voltando para vias do bairro, a fim de evitar os alagamentos. Porém, afirma, as condições naturais dificultam o serviço, pois o local é baixo e arenoso, o que complica o escoamento da água.

Carlos Queiroz 63726

Nas praças também há requalificações. Em um dos espaços próximos à avenida Rio Grande do Sul, os brinquedos foram retirados por causa da ferrugem, assim como na praça Aratiba, no Balneário dos Prazeres. Os equipamentos foram levados à Ssui e passam por reconstrução.

Iluminação
Nas últimas semanas a Ssui realizou a manutenção dos postes na orla da praia e também na ponte do Laranjal, e está monitorando caso ocorram problemas.

Limpeza
Durante a temporada o Sanep intensifica a frequência dos recolhimentos. O recolhimento de entulhos das obras de requalificação do calçadão está sendo intensificado em novembro. A Ssui também faz um mutirão para podas das árvores e recolhimento de galhos. O secretário de Serviços Urbanos acrescenta que o órgão faz o recolhimento de animais de grande porte que possam vir a atrapalhar os veranistas. As denúncias podem ser feitas através do telefone (53) 3271-9244.

Balneabilidade
No início da temporada a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) começará a divulgar semanalmente os relatórios de qualidade da água, coletada em dez pontos divididos entre as praias. Os informes serão feitos entre quintas e sextas-feiras, e devem começar na segunda quinzena deste mês.

Carlos Queiroz 63728

Alimentação
A vigilância sanitária intensificará a fiscalização nas praias durante o verão. Os vendedores ambulantes também poderão retirar, junto ao órgão, alvará temporário para comercializar durante a temporada.

Transporte
As linhas de ônibus que passam pelas praias do Laranjal terão reforço, especialmente aos domingos, informou o secretário executivo do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), Enoc Guimarães. Os veículos serão realocados de outras linhas que devem receber menos passageiros nesse período.

Quiosques
No dia 23 deste mês serão abertos os envelopes das empresas interessadas em explorar quatro quiosques na orla do Laranjal, em um processo que foi relicitado por falta de interessados. Até o momento, apenas um do total de cinco quiosques está em construção, conta o secretário da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), Jair Seidel. A estrutura ficará pronta até dezembro, para que a única empresa habilitada na primeira licitação possa fazer uso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Senac inscreve para curso de práticas em serviço de alimentação em Pelotas

Um hábito que aproxima a todos Próximo

Um hábito que aproxima a todos

Deixe seu comentário