Investimento

Google reconhece projetos regionais

O programa Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina financiará iniciativas da UFPel e da Furg

Uma iniciativa do Google financiará 24 projetos científicos em toda América Latina, 17 deles no Brasil. Pesquisas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade de Rio Grande (Furg) estão entre as selecionadas e durante um ano receberão bolsa de incentivo.

Através da ferramenta Street View, do próprio Google, o projeto da UFPel busca o reconhecimento de grafites e pichações em Pelotas, a fim de mapear e classificar os desenhos de acordo com seu estilo, distinguindo diferentes marcações. Um sistema será desenvolvido para separar arte de vandalismo, e informar a autoria das gravuras.

O trabalho surgiu a partir de uma tese de doutorado da servidora da UFPel, Virginia Andersson, que discutia formas de prever crimes e vandalismo, afirma o professor que coordena a ação, Ricardo Matsumura de Araújo. O projeto permitirá a criação de melhores políticas de desenvolvimento urbano, baseadas em informações sobre dinâmicas sociais fornecidas pelo mapeamento.

O professor ainda espera que, com esse financiamento - os pesquisadores receberão quase R$ 4,7 mil mensais -, a equipe possa expandir a aplicação do projeto a outras cidades. Quando a bolsa chegar ao fim, Araújo adianta que o serviço será disponibilizado à população através de um site, que traçará rotas para os interessados em visitar os grafites, a fim de que a pesquisa continue a ter recursos.

Degelo
O projeto da Furg, do Instituto de Oceanografia, tem parceria com a UFPel. O objetivo, conta o professor Jorge Arigony-Neto, é desenvolver um sistema de baixo custo que possa monitorar o processo de derretimento das geleiras de forma precisa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A Loja Vazia  voltou para encher o guarda-roupa Anterior

A Loja Vazia voltou para encher o guarda-roupa

Próximo

Floriculturas da Duque vão mudar

Deixe seu comentário