Ano letivo

Na volta às aulas, retorno da limpeza é comemorado

No Pelotense, maior da rede, serviço normalizou; na Saldanha da Gama, Bom Jesus, retomada ocorre nesta terça para que educandário estivesse totalmente limpo para receber os alunos

Jô Folha -

A volta às aulas foi de muita euforia na rede municipal.

O retorno do serviço de limpeza nesta segunda-feira (01), esperado por alunos e funcionários dos educandários pelotenses que deixaram de ser atendidos plenamente, ocorreu conforme o planejado pela Secretaria Municipal de Educação e Deporto (Smed).

No Colégio Pelotense, que precisou expandir o recesso escolar devido à falta de limpeza, a chegada dos novos contratados foi comemorada. Após o período de adaptação, o diretor Artur Katrein espera que as condições no educandário sejam normalizadas e que o término do ano letivo possa ser mais tranquilo.

O novo calendário escolar, pronto desde antes da paralisação das atividades, será entregue à Smed ainda esta semana, afirma o diretor. Segundo Katrein, os dias perdidos com o aumento das férias de inverno serão recuperados ao final do semestre, conforme as necessidades da instituição.

O início das aulas, no entanto, não ocorreu em todos os locais. Na Escola Almirante José Saldanha da Gama, na Bom Jesus, o retorno foi adiado em um dia, para que os funcionários da limpeza pudessem deixar o educandário em ordem e receber os alunos. A escola encontrava-se com muito sujeira, resultado de uma obra realizada durante o recesso.

A falta de merenda, outro problema enfrentado pela Saldanha da Gama, foi parcialmente resolvida. A unidade recebeu um grande estoque de alimentos, principalmente leite, que estava em falta, e a direção espera que os repasses continuem sendo feitos. Porém, alguns mantimentos, como açúcar, ainda não foram entregues.

O atraso no recebimento deve-se aos fornecedores, explica o secretário da Educação, José Francisco Madruga da Conceição. Ele espera que ainda nesta terça-feira a questão seja resolvida. Madruga salienta que a Smed aguarda o recebimento dos novos calendários das escolas afetadas pela falta de limpeza para que possa programar as atividades até o fim do ano.

Relembre
Em 2 de junho deste ano uma liminar da 4ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública de Pelotas determinou a imediata suspensão do contrato de limpeza das escolas municipais, firmado entre a prefeitura e a Caroldo Prestação de Serviços Eireli. O motivo foi a inexistência de licitação e a prorrogação do contrato, considerada ilegal pelo MP.

-113032

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UTI Hospital de Caridade de Canguçu não recebe novas internações desde sexta Anterior

UTI Hospital de Caridade de Canguçu não recebe novas internações desde sexta

Transporte coletivo segue em fase de adaptação Próximo

Transporte coletivo segue em fase de adaptação

Deixe seu comentário