Polêmica

Não é esgoto

Sanep esclarece que vídeo em que funcionários despejam um líquido na Lagoa é resultado da manutenção de um filtro biológico

Divulgação -

Um vídeo gravado por uma moradora do Barro Duro causou polêmica. A gravação mostra o momento em que funcionários do Sanep despejam um líquido preto na Lagoa dos Patos com o auxílio de um caminhão, enquanto crianças se banham ao fundo. A imagem circulou pelas redes sociais e indignou muitos pelotenses. No entanto, o material despejado, ao contrário do que aparenta a gravação, não é esgoto, esclareceu a autarquia.

No local da gravação está um dos sete filtros biológicos instalados pelo Sanep para contenção de água da chuva, explicou o diretor-presidente Alexandre Garcia. Feito com tijolos e seixos, ele impede que materiais recicláveis e orgânicos entrem na lagoa quando são trazidos pelas precipitações. O filtro em questão não havia sido limpo desde janeiro e, por isso, o lixo acumulado estava dificultando o escoamento. O Sanep enviou uma equipe e um caminhão hidro jato para fazer a manutenção do local e o resultado espantou os moradores.

A coloração escura da água se deve a colônias de bactérias orgânicas que surgiram da decomposição do material, em função do tempo, e não são prejudiciais a saúde. Garcia reconheceu que o aspecto visual da ação não é bom e se desculpou com os moradores: "Faltou senso de oportunidade."

Confira o vídeo:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Inscrições e matrículas para redes estadual e municipal encerram na sexta

Próximo

Liminar impede Casa Maria de realizar revista íntima em empregados

Deixe seu comentário