Fruticultura

Produtores de uva comemoram a boa safra

Abertura da colheita ocorre na próxima terça- feira, na propriedade de Celmar Raffi, localizada na Colônia Rincão do Andrade, 7º Distrito

Carlos Queiroz -

Está marcada para a próxima terça-feira a Abertura da Colheita da Uva de Pelotas. O evento, na 7ª edição, ocorrerá durante a tarde na Colônia Rincão do Andrade - na propriedade de Celmar Raffi -, 7º distrito, e vem para dar visibilidade aos 102 produtores, que esperam uma safra de grande qualidade.

Na tarde desta terça-feira a comissão do evento esteve no Diário Popular para fazer o convite oficial e trazer as primeiras frutas da estação. No município são cultivados quatro tipos de uva: niágara rosa, branca, bordô e isabel, e 85% da produção é destinada ao consumo in natura, informou o técnico da Emater, Rodrigo Prestes. A expectativa é de que sejam colhidas 642 toneladas da fruta em 2017, média de 25 toneladas por hectare.

A qualidade da uva estará boa, contou o produtor Celmar Raffi, que há dez anos trabalha com a espécie. “Desde a floração, o clima foi excelente” afirmou ele, que ainda acrescenta que o produto que chegará para consumo na cidade deve ser melhor do que as frutas que vêm de fora, especialmente pelo trajeto menor que ela percorrerá durante o transporte. Raffi também destacou a importância do evento de abertura, que abre espaço para os produtos locais.

Desde 2006 tenta-se resgatar essa cultura - que perdeu espaço para o pêssego - e diversificar a produção, trazendo outra fonte de renda para os agricultores, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel. Dentro da secretaria ele planeja criar um espaço voltado às vinícolas e fomentar até mesmo a indústria de sucos e vinhos, que hoje fica restrita às propriedades rurais devido a entraves na legislação, que dificultam o comércio. “Precisamos expandir, pois muitos não conhecem o que é feito aqui” finalizou Seidel.

Agenda
-Confira a programação que será realizada entre os parreirais, onde haverá também degustação e comércio das frutas:

-13h30min - Recepção

-14h30min - Palestra A importância do consumo de uva, com o professor César Rombaldi da UFPel

-15 - Degustação

-15h30min - Abertura da colheita e benção ecumênica

-16h30min - Entrega de troféus

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Relógio contra o câncer Anterior

Relógio contra o câncer

Conselho quer definir o que são maus-tratos Próximo

Conselho quer definir o que são maus-tratos

Deixe seu comentário