De olho

Um aliado para colocar pressão

Duas telas dão em tempo real a visão de cada etapa dos projetos à prefeita

Facilitar as ações do governo e agilizar os projetos. Estas são as funções do Proges, programa criado pela Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), que desde o primeiro dia de mandato recebe grande atenção da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), pois a partir dele todos os projetos do Poder Público podem ser acompanhados com poucos cliques.

Há cinco anos o técnico Eduardo Carpena, atual diretor-presidente da Coinpel, começou a desenvolver um programa que pudesse auxiliar os gestores no controle estratégico das pastas, de forma simples. Ao longo de seu desenvolvimento, o Proges se adaptou às novas tecnologias e necessidades encontradas, e em sua atual versão é capaz de acompanhar cada passo dos projetos em execução, graças a um sistema que permite a secretários e prefeita trocarem informações diariamente, sem a necessidade das reuniões que antes eram mensais.

“Existem três níveis de acesso, e cores que funcionam como um farol”, explica Carpena. Verde, amarelo e vermelho chamam a atenção para os prazos, enquanto que os níveis organizam o grau de envolvimento. O terceiro diz respeito à equipe das secretarias, o segundo ao conselho gestor, aos secretários e ao vice-prefeito, e o primeiro é o acompanhamento direto da prefeita.

“Podemos prever e resolver ao longo do processo”, afirma Paula, que agora acompanha o que se passa em cada secretaria direto de seu gabinete, através de dois monitores ligados ao sistema. A prefeita conta que é uma forma de cobrar dos responsáveis que as ações sejam finalizadas, e controlar o que é feito, pois o sistema exige atualização constante, além de proporcionar videoconferências para resolver entraves. O Proges ainda auxilia o Poder Público a cumprir os eixos de governo do Plano Plurianual, além dos novos objetivos estratégicos que fizeram parte das propostas durante o período de eleições.

O uso também é o pontapé de uma das promessas do plano de governo: o Pelotas Cidade Digital, que busca estreitar o relacionamento entre governo e sociedade. Além da distribuição de internet gratuita, a fiscalização de projetos pelos cidadãos poderá ser feita em uma versão mais simples do Proges, e até mesmo a consulta ao IPTU e o acompanhamento de processos da população com o Poder Público poderão ser feitos on-line.

Outros municípios
O programa criado em Pelotas tem ajudado municípios pelo Brasil. Através da parceria da prefeitura com a Comunitas, via programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável - que estimula o engajamento da sociedade e dos setores público e privado no desenvolvimento do país - o Proges está sendo utilizado em Curitiba (PR) e em Santos e Campinas (SP).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Precisamos falar sobre o pixo Anterior

Precisamos falar sobre o pixo

Próximo

Último adeus a Teori

Deixe seu comentário