Ensino Superior

SiSU 2024: Nota do Enem pode ser usada no ingresso a universidades da região

As inscrições para o SiSU começam no dia 22 deste mês e vão até o dia 25; Na Zona Sul, UFPel, FURG, IFSul e CaVG ofertam vagas

Foto: Carlos Queiroz - DP - Elisabete Sampaio é uma das milhares de estudantes de fora que vêm para Pelotas a partir do Sisu

Por João Pedro Goulart
[email protected]
(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)

A partir desta segunda-feira (22), estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2024. Ao todo, no País, o processo engloba 127 instituições de Ensino Superior, com 264.360 vagas, para as quais os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão concorrer com a nota da prova. As inscrições serão fechadas na quinta-feira. Na região Sul, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Câmpus Pelotas e Câmpus Visconde da Graça (CaVG) oferecem vagas em cursos de formação variados e se preparam para receber os novos alunos após o processo seletivo.

O SiSU utiliza a nota no Enem como critério de seleção, como sempre. Mas outros pontos sofreram alterações. Agora, o Ministério da Educação (MEC) fará uma etapa única de inscrição em janeiro, válida para as vagas do ano inteiro. A Lei de Cotas também mudou, pois os candidatos cotistas devem se inscrever na Ampla Concorrência (AC). Se conseguirem pontuar e passar na AC, a vaga não será descontada da reserva de 50% para cotistas.

A inscrição é feita através do site sisualuno.mec.gov.br/ e cada candidato pode escolher até duas opções de curso para concorrer às vagas. Ocorre uma atualização do sistema por dia, gerando a nota de corte para os cursos, baseado nas notas que os candidatos inscritos até aquele momento tiraram no Enem. É possível ir analisando as notas de corte que saem e alterar os cursos até o último dia de inscrição.

O olhar de quem veio de longe
Elisabete Sampaio, 30 anos, é autista e natural de Salvador (BA). Cursou parcialmente Engenharia Mecânica na Universidade Federal da Bahia , mas sempre quis fazer Ciência da Computação. Dessa forma, foi correr atrás do sonho e fez a prova do Enem. "Pesquisei: onde minha nota estaria compatível, um lugar que teria assistência estudantil e acompanhamento psicopedagógico, um lugar onde fosse tranquilo de morar e onde o curso tivesse uma boa nota no MEC. E, para minha felicidade, passei para Ciência da Computação na UFPel", contou Elisabete.

Atualmente no primeiro semestre do curso, diz estar feliz com a escolha, professores e atendimento psicopedagógico. "Ainda estou me adaptando à cidade, ao clima e ao tempo, conhecendo a universidade, a cultura, a história da cidade, a comida, a comunicação local, as regras de convivência, já entrei no grupo de corrida promovido pela cidade de Pelotas que é o Vida Ativa", revelou. Ela aconselha a quem deseja mudar de cidade por conta da universidade, a pesquisar se o local possui apoio destinado a quem é vulnerável socioeconomicamente.

Furg
A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) é uma instituição com estrutura multicampi, estendendo a sua atuação da cidade do Rio Grande para os municípios de Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul. Entre os auxílios que a universidade oferece aos estudantes, estão: auxílio moradia - Casa do Estudante Universitário (CEU); auxílio alimentação; auxílio financeiro e complemento alimentar; auxílio infância, auxílio transporte; atendimento social e psicológico; e acompanhamento pedagógico individualizado.

Conforme foi informado pela assessoria de comunicação da universidade, o SiSU é o principal processo de ingresso na Furg. A possibilidade de candidatos de todo o País ingressarem em um dos mais de 60 cursos de graduação colocou o nome da Furg em evidência entre as instituições federais de educação. A Furg espera em torno de 70% dos estudantes da região Sul do País e 30% de outros estados.

A UFPel
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem, além dos programas de Assistência estudantil, como auxílio transporte, transporte próprio entre os campi, moradia (casa do estudante), alimentação nos RUs, um programa de permanência que implica em acolhimento pedagógico, com reuniões, orientações de estudos, planos de integralização curricular, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino da universidade, o SiSU é a principal forma de ingresso nos cursos de graduação da UFPel. Ao todo, 80% das vagas são ofertadas pelo SiSU, as outras 20% são destinadas ao Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave). Conforme informado, é esperado que 80% dos ingressantes do SiSU sejam do Rio Grande do Sul, sendo 60% da região sul do Estado. Foram 3.429 vagas ofertadas no SiSU para 96 cursos de graduação presenciais. Destas, 2.746 para ingresso no primeiro semestre de 2024 e 683 para ingresso no segundo semestre de 2024.

IFSul
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) adota uma política de ingresso para os cursos superiores com metade das vagas por meio de vestibular próprio e metade por meio do SiSU. Para facilitar a participação de estudantes de outras regiões, os processos de heteroidentificação (para candidatos inscritos em cotas raciais) são feitos de forma online. Ainda assim, a maioria dos estudantes que efetivam a matrícula na instituição são candidatos da própria região. Em 2023, por exemplo, menos de 10% dos cerca de 450 estudantes ingressantes por meio do Sisu no IFSul eram oriundos de outros estados. O IFSul oferece auxílios prioritários para estudantes em situação de vulnerabilidade social, incluindo auxílio alimentação, moradia e transporte.

CaVG
Também pertencente ao IFSul, o Câmpus Visconde da Graças (CaVG) oferece o sistema de internato masculino e feminino, atendendo a alunos e alunas de 16 municípios da Zona Sul do Estado. De acordo com o diretor-geral do câmpus, Marcos Betemps, o SiSU significa mais uma oportunidade para que a comunidade tenha acesso à uma educação pública, gratuita e de qualidade ofertada pelo CaVG/IFSul. Para acesso aos cursos superiores, conta com processo seletivo próprio, já realizado, acesso pelo SiSU e ainda a possibilidade de edital complementar com vagas para reopção de curso, reingresso e portador de título.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Primeiras doses da vacina do SUS contra dengue chegam ao Brasil Anterior

Primeiras doses da vacina do SUS contra dengue chegam ao Brasil

Furtos de placas de trânsito no Porto prejudicam fluxo na região Próximo

Furtos de placas de trânsito no Porto prejudicam fluxo na região

Deixe seu comentário