Tempo

Velocidade dos ventos sobre a Lagoa dos Patos deve diminuir

Previsão para os próximos dias indica baixas temperaturas e céu limpo

Foto: Jô Folha - DP - direção dos ventos fez a água ser direcionada à margem norte da Lagoa dos Patos neste início de semana

A direção dos ventos fez a água ser direcionada à margem norte da Lagoa dos Patos neste início de semana. E a previsão para os próximos dias é de que a velocidade dos ventos siga perdendo intensidade. A água, então, deve seguir sua tendência natural em direção ao mar, em Rio Grande. Também se prevê muito frio e tempo firme na Zona Sul.

As informações foram transmitidas nesta segunda-feira (13) por Henrique Repinaldo, meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel (CPPMet) e que trabalha junto à Prefeitura de Pelotas. Durante a tarde, segundo o especialista, a questão principal do trabalho foi justamente o monitoramento dos ventos, fator determinante para o movimento das massas de ar.

Henrique Repinaldo. Foto: Rodrigo Chagas - Ascom


“Terça-feira, a tendência é de vento sudoeste oeste, com um pouco de sul, também jogando para a outra margem da lagoa e dia claro sem nuvens. Na quarta, haverá redução considerável da velocidade dos ventos sobre a Lagoa dos Patos. Com isso, a tendência é que a água siga sua tendência natural em direção ao mar em Rio Grande. A expectativa é que não haja chuva, já que estamos sob domínio de uma massa de ar frio e seco pelos próximos dias. O frio deve continuar, chegando a 6ºC na terça e abaixo de 5ºC na quarta”, afirmou Repinaldo.

Alerta continua

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) diz que, com a situação, espera dois dias tranquilos e de águas baixas, com as ameaças ficando para depois disso. "Nosso desafio, pra quem está na linha de frente falando com as pessoas, é dizer que a gente precisa continuar em alerta".

Alerta para quem ficou

O Coronel Isandré Antunes de Souza, do Corpo de Bombeiros reforça a necessidade de sinalização azul para quem não quer ser resgatado de áreas de risco e que pessoas sem mantimentos devem sair de casa, já que as equipes estão focadas em salvamentos e não podem garantir mantimentos para quem ficar em casa em locais de risco.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeita declara estado de calamidade pública em Pelotas Anterior

Prefeita declara estado de calamidade pública em Pelotas

Porto de Pelotas segue com as operações suspensas por tempo indeterminado Próximo

Porto de Pelotas segue com as operações suspensas por tempo indeterminado

Deixe seu comentário