Interrogação

Alteração na data de impressão da conta do Sanep gera dúvidas

Autarquia alega que o novo processo trará maior controle de consumo aos usuários

Foto: Matheus Cabistany -

A recente mudança promovida pelo Sanep na data de leitura e impressão das faturas da conta de água em Pelotas tem gerado reclamações e dúvidas nos consumidores. Como a impressão dos boletos passa a ser feita no momento em que o técnico realiza a leitura do hidrômetro, a autarquia alega a necessidade de remanejar as contas referentes aos meses de junho e julho. O que tem pegado muita gente de surpresa.

O motivo da insatisfação demonstrada por clientes é que, além da fatura mensal tradicional que estão recebendo, uma outra cobrança tem aparecido, com o valor sendo parcelado em 12 vezes. O que levou Zeneida Abott a buscar o canal de atendimento presencial do Sanep para tentar entender as mudanças, já que também notou uma alta na conta. "A explicação da funcionária foi de que eles fizeram a marcação num mês e a conta é gerada no outro e que por isso são duas contas. Eu falei que não entendia a explicação dela porque todos os meses eu pago direitinho", relata.

A cobrança dupla, com um parcelamento, é explicada pelo Sanep por conta das datas de leitura e vencimento. "A transição para o novo sistema acarretaria em duas contas com a mesma data de vencimento, exclusivamente em setembro, uma vez que as leituras feitas em julho e agosto incidiram no mesmo mês. Para evitar que isso ocorra, a segunda será, automaticamente, parcelada em 12 vezes e quitada nas faturas seguintes, sem juros e multa", informa a autarquia, através de assessoria.

Segundo o Sanep, de agora em diante, passada essa transição, a nova forma de emissão da fatura permitirá que o valor a ser pago seja referente ao consumo do mês imediatamente anterior, permitindo maior controle do usuário sobre o seu consumo.

Cálculo da média

Outra mudança ressaltada pelo Sanep e que pode confundir os consumidores é em relação ao cálculo da média de consumo. A partir de agora, quando os funcionários da autarquia não conseguirem acesso ao hidrômetro para fazer a leitura do consumo, o cliente receberá uma conta equivalente ao gasto registrado em até 12 meses anteriores. No mês seguinte, será então conferido o consumo que não foi possível na oportunidade anterior, e caso esse tenha sido maior que a média cobrada, a diferença será acrescentada na próxima fatura. Se o valor for menor, a autarquia restituirá o valor.

Entenda

- Como era: O consumo de um mês era medido, gerando fatura com data de vencimento para dois meses depois. Exemplo: o consumo de junho é verificado em julho, com a fatura sendo entregue ao consumidor em agosto, mas com data de vencimento em setembro.

- Como ficou: O consumo de um mês é medido e, com a fatura gerada imediatamente, a data de vencimento fica para o mês imediatamente seguinte. Exemplo: o consumo de julho é lido em agosto, com a fatura sendo impressa no ato, com data de vencimento para setembro.

- A cobrança dupla: Diante da aplicação dessa alteração neste mês de agosto, excepcionalmente houve a junção de duas faturas com vencimento para o mês de setembro (a da leitura referente a junho e a de julho). Dessa forma, a segunda conta - do consumo de julho -, será automaticamente parcelada em 12 vezes e quitada nas faturas seguintes. Caso o consumidor deseje pagar em uma única parcela, pode fazer a solicitação através do WhatsApp (53) 98421-4841.

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