Mudança

O mundo dentro de uma Kombi

Primeira etapa do projeto Virando Mundo começará pelo interior do Rio Grande do Sul, onde devem passar dois meses

Paulo Rossi -

Deixar o cotidiano para trás e viajar o mundo. O que para muitos é um sonho, até uma utopia, está prestes a ser realizado por um jovem casal pelotense que planeja visitar os cinco continentes a partir de fevereiro, de forma sustentável, a bordo de uma Kombi movida a diesel e equipada com painéis solares.

A primeira etapa do projeto Virando Mundo, de Maiquel e Djéssica Fischer, 36 e 25, começará pelo interior do Rio Grande do Sul, onde devem passar dois meses, para depois seguirem ao sul da Argentina e do Chile, Cordilheira dos Andes, até chegar à Colômbia. Tudo será feito em uma Kombi ano 1982, carinhosamente apelidada de Xênia Filomena, comprada em Santa Catarina e que vem sendo modificada para virar a nova morada do casal. Fogão, geladeira, cama e até um chuveiro serão instalados no veículo, mas o grande diferencial é a existência de dois painéis solares de 150 watts cada, presentes de um patrocinador, que fornecerão energia limpa para lâmpadas, eletrodomésticos e computadores. “Queremos instalar tudo até dia 31 e já morar nela”, afirma Djéssica.

O casal, que em férias já viajou de moto ao Chile (2012), Argentina (2014) e Paraguai (2015), decidiu colocar o desejo de rodar o mundo em prática depois que Maiquel, desenvolvedor de sistemas, foi demitido, e Djéssica finalizou a graduação em Administração. O valor investido até o momento com a compra de Xênia Filomena, móveis e reformas, está em torno de R$ 22 mil. A fim de custear o projeto eles dispõem de economias e decidiram alugar a casa no centro de Pelotas, indo morar com os pais de Djéssica na Colônia São Pedro, 3º distrito, até começarem a viagem, o que está programando para a metade de fevereiro. Além disso, pretendem vender camisetas do projeto durante a viagem. “Se acabar a reserva, vamos parar em alguma cidade e trabalhar”, projeta Maiquel.

Para uma empreitada dessas, é preciso coragem. Quando questionados sobre as perspectivas para o futuro, eles preferem viver um dia de cada vez, sem pensar no que estão deixando para trás. “Não sabemos como vai ser depois”, conta Djéssica. A única certeza dos pelotenses é desenvolver um projeto social durante a viagem, ligado ao meio ambiente e à sustentabilidade, como forma de contribuir com as comunidades por onde passarem.

Pelas redes sociais
Maiquel e Djéssica pretendem compartilhar as aventuras a bordo de Xênia Filomena nas redes sociais. Alguns vídeos sobre a reforma da Kombi 1982 já podem ser encontrados em um canal no YouTube e no Facebook, através dos links youtube.com/virandomundo e facebook.com/virandomundo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

No campo,  a necessária troca de informações Anterior

No campo, a necessária troca de informações

Raridade escondida no Pontal da Barra Próximo

Raridade escondida no Pontal da Barra

Deixe seu comentário