Por Luciara Schneid
luciara.schneid@diariopopular.com.br
O 28º Rematão de Ovinos abre, na quarta-feira (8) às 16h, a programação da 45ª Expo-feira de Ovinos Meia-Lã de Herval. Ao meio-dia, encerra o ingresso de ovinos para o Rematão. De acordo com o coordenador da feira, o zooctenista Sérgio Muñoz, a expectativa é de fechar a oferta entre 1,3 mil a 1,5 mil animais, entre borregas e ovelhas tatuadas e sem tatuagem, cordeiras, cordeiros e capões. "Apesar do momento da ovelha não ser bom, tanto na carne quanto na lã, tomamos por exemplo a Feovelha, em Pinheiro Machado, e Agrovinos em Bagé, que tiveram boas vendas nas fêmeas", diz.
Segundo ele, a expectativa é de uma boa procura por ventres. "Eu costumo dizer que é na crise, a época boa para se investir em genética", ressalta. Segundo ele, uma ovelha com dois quilos de lã dá o mesmo trabalho que a com quatro quilos, e na carne segue-se o mesmo princípio. "Devemos mais do que nunca investir em genética e isso é o que não falta na nossa feira", salienta.
A 45ª Expo-feira marca os 100 anos do Sindicato Rural de Herval, promotor do evento, que foram comemorados no mês de novembro. Junto com a Expo-feira, que vai até sexta-feira, ocorre o 18º Concurso de Borregas, organizado pelo Sindicato e Emater e que ocorre na sexta-feira, às 9h. No fim de semana, a programação, no parque Godofredo Otavio Ferreira, fica por conta da raça crioula, com a 28ª Credenciadora de Equinos Crioulos Inéditos e Freio Jovem.
No sábado, às 10h, no salão de eventos, ocorre reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). Diariamente, de quarta a domingo, das 9h às 21h, no pavilhão do salão de festas, ocorre mostra e exposição de artesanato em lã.
Na quinta-feira, ocorre o julgamento de classificação dos animais a galpão e rústicos. Segundo Muñoz, a exposição deve contar com 160 carneiros a prêmio e à venda, de oito raças representadas (merino australiano com dez reprodutores a venda, ideal em torno de 35, corriedale com 23 trios a prêmio, romney marsh com seis, hampshire down, 15; texel, 25. "A raça sufolk não terá animais a venda mas estará representada com 25 animais a galpão e 52 trios de reprodutores a prêmio".
Os jurados da raça corriedale serão Lauro Fitipaldi, de Uruguaiana e Daniel Rocha, de Bagé. Nas demais raças, o julgamento fica a cargo do técnico da Arco, Joaquim Suarez, de Bagé.
Na sexta-feira, às 13h30, ocorre a inauguração da exposição, seguida de remate, às 14h, de reprodutores e ventres tatuados a prêmio exceto corriedale, que entra para venda a partir das 17h. Pela manhã ocorre ainda, cursos de jurado e cabanheiro jovens, promovido pela ala jovem da Arco.
Deixe seu comentário