Literatura

A solidariedade expressa através dos livros

Quarta edição do sebo beneficente do clube de leitura meus20minutinhos ocorre neste sábado (8) na galeria Malcon

Christian Bertuol - Especial DP - Obras estarão à venda das 10h às 18h

Projeto do clube de leitura meus20minutinhos, ocorre neste sábado (8), das 10h às 18h, a quarta edição do sebo beneficente - Os livros também salvam. A proposta oportuniza a compra de obras de diferentes gêneros literários coletadas por meio de doações ao preço de R$20,00. O valor arrecadado será revertido materiais necessários para escolas e comunidades atingidas pelas cheias em Pelotas, nesta retomada das atividades. Desta vez o evento itinerante ocorre na Galeria Malcon.

O sebo solidário nasceu dentro dos dois clubes de leitura do meus20minutinhos com o intuito de ajudar as famílias atingidas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, no último mês. A idealizadora do projeto, a jornalista Paula Blaas Marini, conta que integrantes dos grupos passaram a se mobilizar ajudando como era possível. "Mas a gente sentia falta, como grupo, de ter algo mais organizado", conta. Foi quando surgiu a ideia de enviar livros infantis, infanto-juvenis e brinquedos para os abrigos.

Como o meus20minutinhos abriga dois clubes de leitura, um formado em novembro do ano passado e outro em março deste ano, também foi possível montar escalas para que as integrantes fossem ler para as crianças. Na convivência com as famílias e outros voluntários, o grupo passou também a ajudar com diferentes tipos de doações, como roupas e alimentos, por exemplo.

Com toda essa movimentação, a casa de Paula ficou superlotada de livros, novos e usados, que continuam chegando também de fora do Estado. Além dessas ações, o clube divulgou uma chave Pix, que começou a receber valores também de diferentes cidades do país. Com esse dinheiro as leitoras faziam compras que também chegavam às famílias dos desabrigados, de acordo com as necessidades. "Tudo isso a gente ia fazendo, mas sempre achando que era pouco", lembra Paula. Foi quando a publicitária Laura Vianna (membro de um dos clubes) deu a ideia da realização de um sebo beneficente.

Meta de 20K

No sábado as participantes dos clubes atuam como voluntárias na organização e realização dos sebos. "Tem quem fica com os livros do sebo na sua casa ou atua no caixa. Tem a voluntária no atendimento. Tem toda uma organização", conta a jornalista. Para a alegria deste grupo de leitoras, desde a primeira edição, o evento tem sido bem-sucedido, arrecadando mais de 16 mil.

Desta vez o grupo tem o objetivo de chegar aos R$20 mil. "A gente já ultrapassou esse valor se considerar todas as doações, mas a gente quer conseguir essa quantia com o sebo. Claro que esse valor não está mais com a gente, porque fizemos as doações. Mas a gente quer chegar a esse montante também para brincar com a hashtag do projeto (#meus20minutinhos) com a #meus20milreais", comenta.

Uma das motivações de Paula e do grupo é que o sebo começou com os livros das integrantes do clube, atualmente a iniciativa recebe obras de pessoas da comunidade e de fora de Pelotas. Além dos títulos, parceiros do evento também disponibilizam outros itens para venda, como ecobags e prints de uma aquarela da artista Ramile Leandro, feitas especialmente para este momento.

Além dos livros de segunda mão, o evento terá também uma mesa com obras novas de editoras gaúchas, levadas pela livraria Vanguarda. "O valor deles é normal, mas dentro daquela ação, a pessoa compra um livro deles e o valor reverte em outro livro para doação do nosso projeto", explica.


Biblioteca será remontada

Além de Pelotas, um dos próximos sebos beneficentes será voltado para a montagem de uma biblioteca de uma escola em São Leopoldo. "É um município que 60% da população foi atingida, lá seis bibliotecas foram completamente destruídas e 18 escolas foram atingidas. Numa próxima edição queremos focar para isso", antecipa Paula Marini.

Serviço
O quê: sebo beneficente Os livros também salvam
Quando: sábado (8), das 10h às 18h
Onde: galeria Malcon Pelotas, rua 15 de Novembro, 667


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alércio e Leonardo Peixoto se inspiram no cotidiano para lançar Multiplicidades Anterior

Alércio e Leonardo Peixoto se inspiram no cotidiano para lançar Multiplicidades

VSQ Cia de Teatro remonta As irmãs Abutre neste final de semana Próximo

VSQ Cia de Teatro remonta As irmãs Abutre neste final de semana

Deixe seu comentário