Impactos no Brasil

Esperado avanço da ultradireita no Parlamento Europeu deverá ter impactos no Brasil em temas como direitos migratórios, regulação de redes sociais, leis ambientais e protecionismo econômico. Nas últimas eleições ao Parlamento Europeu, em 2019, a novidade foi o avanço dos partidos menos tradicionais, incluindo os Verdes, ligados às questões ambientais. Neste ano a expectativa é de que a ultradireita se consolide e amplie o número de representantes. As eleições começaram na quinta-feira e terminaram ontem, mobilizando cerca de 350 milhões de eleitores em 27 países, ao redor de questões como imigração em massa e guerra na Ucrânia (Deutsche Welle).

Decidem
O Plenário do Parlamento Europeu é formado por 720 eurodeputados, de 27 países, que decidem sobre as leis supranacionais do bloco econômico.

Extrema
Sondagens apontam para um fortalecimento de partidos como o Alternativa para a Alemanha (AfD), que não tem sido tolerado nem mesmo pela bancada de extrema-direita.

Legenda
Excluída pela postura de relativizar o histórico da SS, organização paramilitar nazista (1933-1945) no aparato policial do 3° Reich e na execução do Holocausto.

Partido
As pesquisas anunciam uma vitória da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, do partido de Marine Le Pen, na França, e do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

Também
Siglas de ultradireita também devem ter bom desempenho nas urnas na Polônia, Holanda, Bélgica e Áustria, com potencial de ocuparem um quarto das 720 cadeiras do parlamento.

Mudanças
De acordo com Sérgio Costa, sociólogo da Universidade Livre de Berlim, o crescimento da ultradireita não deve mudar completamente a composição de forças do parlamento.

Parceiro
A União Europeia é o segundo parceiro comercial do Brasil, atrás da China. O País exporta sobretudo produtos agrícolas, sendo um dos principais celeiros para a região.

Praias
Após repercussão negativa, PEC das Praias submerge no Senado. Avaliação é a de que proposta precisa ser amadurecida e debatida. Tema não voltará à pauta neste semestre.

Combustível
É produto nobre de aterros sanitários, que recebem quase 60% do lixo do País. Resíduos sólidos urbanos sustentam produção de biometano para fábricas e veículos. ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Andrei Rodrigues contra barbárie

Deixe seu comentário