Enchente

Após instalação de ponte provisória, acesso à Z-3 deve ser liberado nesta semana

Máquinas da Prefeitura seguem trabalhando na finalização da via, com o processo de compactação do solo

Foto: Jô Folha - DP - Ponte foi instalada pelo Exército no domingo

“Eu estava com muita saudade da minha filha e agora consegui retornar”, foi o relato de Felipe Simões, de 30 anos, que nesta segunda-feira (10) encarou de motocicleta a ainda inacabada avenida Rubens Machado Souto, principal acesso à Colônia de Pescadores Z-3, para reencontrar a família. Por vários dias, ele foi impedido de chegar até a localidade em razão dos danos causados pelas cheias à estrada e à ponte sobre o arroio Sujo. Porém, no último domingo (9), equipes da Prefeitura e do Exército concluíram a instalação de uma ponte provisória no vão da antiga estrutura, reconectando a Z-3 ao Balneário dos Prazeres e ao restante da cidade, e possibilitando relatos como o de Simões. Segundo nota da Prefeitura, o acesso total deve ser liberado ao longo da semana.

Quem também ficou contente ao ver a nova estrutura foi o morador Sérgio Gomes, de 66 anos, um redeiro conhecido na Z-3. Gomes vive junto com a esposa em uma casa onde a água escancarou os limites vistos em outras enchentes, fazendo com que eles perdessem tudo que tinham dentro de casa. Apreensivo por boas notícias na manhã desta segunda-feira, o morador caminhava em direção à nova travessia para avaliar o trabalho com os próprios olhos. “Eu nunca tinha visto algo assim. As casas pelo ‘costado’, demoliram quase tudo”, disse Gomes.

A reconstrução da ponte e recuperação da estrada ameniza alguns dos diversos problemas enfrentados por Gomes e a esposa. A mulher, conforme conta o marido, foi diagnosticada com câncer e precisa consultar em Rio Grande uma vez por mês. Além disso, a via é o meio pelo qual o homem acessa o centro de Pelotas, onde compra os remédios que ajudam no tratamento da doença. “Faz um mês e pouco que não vamos à cidade. E a gente é pobre”, enfatiza. Frente a uma dura realidade, ele usa da fé como alento para seguir dia após dia. “Eu só me agarro muito em Deus”.

Acesso será liberado nos próximos dias

Durante a manhã, o administrador do 2º distrito, Luiz Renato Fagundes, acompanhou o trabalho de retirada da areia no trecho da estrada após a ponte, onde alguns veículos ficaram atolados ao tentar sair da localidade no último fim de semana. O subprefeito da Z-3 destacou que, após a limpeza e reestruturação completa de toda estrada, o que deve ocorrer nos próximos dias, o trânsito será liberado e permitirá que serviços como a coleta de lixo voltem a funcionar. “Tem muito entulho aqui, mas nós vamos ter que ter um pouco de paciência. Na terça-feira (11) ou quarta-feira (12), o caminhão do Sanep já vai entrar aqui”, afirma.

Compactação do solo

Mesmo com a ligação até a Colônia Z-3 restabelecida, a via ainda conta com diversos pontos onde veículos pesados podem atolar, por conta da areia solta que cobre o terreno. O responsável pelas obras de recuperação da estrada, Leonardo Pedroso, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, explicou que é preciso aguardar o processo de colocação de saibro e rachão, materiais que serão esparramados e compactados ao solo, dando firmeza e impedindo transtornos. O prazo para conclusão do trabalho, segundo Pedroso, depende da colaboração do tempo. “Se chover vai piorar, aí tem que parar o serviço. Se não chover, nós vamos tocar pra tentar até amanhã [terça-feira] ou quarta-feira liberar o trânsito total”, frisou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mutirão mobiliza escolas estaduais a inscrição de alunos no Enem Anterior

Mutirão mobiliza escolas estaduais a inscrição de alunos no Enem

Rio Grande tem o maior número de infectados por leptospirose na região Próximo

Rio Grande tem o maior número de infectados por leptospirose na região

Deixe seu comentário