Campanha

Fator Bento Freitas: números mostram a força do Xavante atuando na frente da torcida

Brasil é a única equipe 100% no grupo A8 jogando em casa e tem a força local como o diferencial para tentar o acesso

Foto: Volmer Perez - DP - Festa da torcida com os jogadores após a suada vitória de domingo

Depois de empatar em Tubarão contra o Hercílio Luz, dia 1º de junho, o Brasil era o último do grupo A8 da Série D. Mas bastou reencontrar o torcedor no Bento Freitas e o cenário mudou rapidamente. Em cinco dias foram duas partidas na Baixada e duas vitórias, ambas por 1 a 0. O Xavante está na zona de classificação da chave, mesmo com jogos a menos que a maioria dos adversários.

As vitórias contra Barra e Cascavel tiveram contextos semelhantes, que mostram a força da união torcida e time. Em uma sequência de jogos, com elenco curto, enfrentando times que não perderam ritmo de jogo e com investimento maior, o time de Alessandro Telles não foi vazado e mesmo tendo um tempo em cada partida sofrendo pressão, foi efetivo no ataque e garantiu os seis pontos com gols de Vini Charopem e Matheus Guimarães.

O histórico recente exemplifica a força do Brasil atuando no Bento Freitas. Desde 2022, foram 40 partidas oficiais com 19 vitórias, 16 empates e somente cinco derrotas, conquistando 60,8% dos pontos que disputou, vencendo 47,5% dos jogos e perdendo apenas 12% dos confrontos como mandante. Desde 2023, o Xavante foi derrotado apenas pela dupla Gre-Nal atuando na Baixada. Nem mesmo o Atlético Mineiro saiu vencedor, apesar de ter conseguido a classificação na Copa do Brasil ao empatar por 1 a 1.

Em competição nacional, a última derrota do Brasil como mandante aconteceu em 24 de julho de 2022 para a Aparecidense (GO) ainda pela Série C. Desde o rebaixamento, o Xavante não perdeu nenhuma vez em casa na D.

São dez jogos, com seis vitórias e quatro empates. Dois destes empates aconteceram em partidas com os portões fechados. Um detalhe que chama atenção é a quantidade de vitórias por 1 a 0 durante o período citado. Dos 19 triunfos, 13 foram pelo placar mínimo.

Retrospecto em 2024

Neste ano o Brasil atuou oito vezes no Bento Freitas, com quatro vitórias (Santa Cruz, Juventude, Barra e Cascavel), três empates (Novo Hamburgo, Guarany e São José) e uma derrota (Grêmio). Na partida contra o Índio de Bagé, o Brasil vencia por 1 a 0, mas cedeu o empate no segundo tempo.

O Xavante ainda atuará no mínimo mais cinco vezes na frente da torcida nesta temporada: Hercílio Luz, Novo Hamburgo, Cianorte, Avenida e Concórdia.

Números do Brasil atuando no Bento Freitas desde 2022

Temporada 2022 | Oito vitórias, seis empates e três derrotas

Temporada 2023 | Sete vitórias, sete empates e uma derrota

Temporada 2024 | Quatro vitórias, três empates e uma derrota

Total | 40 jogos, 19 vitórias, 16 empates e cinco derrotas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com semana cheia, Pelotas inicia preparação para receber o São Gabriel Anterior

Com semana cheia, Pelotas inicia preparação para receber o São Gabriel

Deixe seu comentário