Agropecuária

97ª Expofeira Pelotas começa na segunda

Organizadores esperam superar público de 120 mil pessoas e vendas de animais de R$ 7 milhões registrados no ano passado

Foto: Divulgação - DP - Montagem dos estandes se intensifica ao longo do final de semana

Com programação voltada aos debates da Conferência Rural tem início na segunda-feira, a 97ª edição da Expofeira Pelotas, que ocorre até domingo (15). A expectativa dos organizadores é de pelo menos repetir os números do ano passado, quando foi registrado público de 120 mil pessoas e pelo menos R$ 7 milhões em vendas de animais. “Em negócios a Expofeira Pelotas sempre foi referência, em termos de público, neste ano, se o tempo ajudar, tenho certeza de que teremos um número ainda maior no parque”, destaca o presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), Augusto Rassier. Nos útlimos dias, o ritmo na montagem das estruturas da feira foi grande e se intensificou ao longo do final de semana.

 
Com apelo à tecnologia e a novos formatos de comunicação, a Expofeira traz o tema Nossa história tem voz e preparou novidades para aproximar a população urbana do agronegócio. Além do show nacional com o cantor Thiaguinho, na noite do dia 11, véspera do feriado, um clipe imersivo poderá ser acompanhado com óculos de realidade virtual, tornando possível o “teletransporte” para propriedades rurais da região. Além disso, experiências de realidade aumentada poderão ser captadas por celular e um avatar, o Primo Campos, irá interagir e contar a história do agro regional.
Na Conferência Rural, abrem os debates, as atividades da 12ª Semana Acadêmica da Zootecnia (Seazoo), a partir das 7h30min, no estande da Zootec e 22º Simpósio de Ovinocultura da Região Sul, a partir das 8h30min, na Casa da Amizade. O Simpósio abordará temas como Importância da assessoria técnica na Ovinocultura, Indústria da carne ovina, Agroindustrialização do leite ovino, Planejamento e escrituração zootécnica como ferramenta de gestão. Serão mais de cem horas de discussões envolvendo as diferentes cadeias produtivas da região.

 
Presentes na feira, segundo os organizadores, em torno de mil animais entre bovinos de corte, cavalos crioulos, ovinos e pôneis. Na agenda de leilões, o 3º Leilão Brangus Piratini abre as vendas de animais, na segunda a partir das 19h. De acordo com o leiloeiro Eduardo Knorr, da Knorr Leilões, a expectativa para a exposição é positiva, já que o momento reflete melhores cotações dos animais para abate. “A primavera está aí, infelizmente choveu demais, mas é o momento de entourar, de produzir, mesmo em momento adverso o produtor tem que acelerar a produção e sabe que precisa trabalhar com qualidade”, diz o leiloeiro.

 
Knorr ressalta que está se oportunizando ao mercado um momento de muita qualidade, seja na aquisição de fêmeas quanto de reprodutores. “Em função deste momento e qualidade, esperamos no mínimo igualar os números obtidos no ano passado”.

 
Neste ano, a Expofeira Pelotas coincide com os 125 anos da ARP e os 140 da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel). A cerimônia de abertura oficial e entrega do Mérito Rural ao presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner, e a Medalha Nunes Vieira ao ex-presidente da ARP, Rodrigo González, ocorre no feriado de 12 de outubro, data de fundação da entidade. O ingresso à feira será solidário, de segunda a sexta-feira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Seminário busca políticas públicas de apoio às sementes crioulas Anterior

Seminário busca políticas públicas de apoio às sementes crioulas

Estância da Gruta realiza o 25º Leilão Montana RS Próximo

Estância da Gruta realiza o 25º Leilão Montana RS

Deixe seu comentário