Evento

Arroio Grande realiza a primeira edição da AgroFest em dezembro

Evento que destaca as potencialidades locais quer ser um legado da administração atual à população

Foto: Divulgação DP - Secretários de Turismo e Agricultura e vice-prefeito abraçaram a iniciativa

A atual administração do município de Arroio Grande quer deixar um legado à população com a realização da 1ª Agrofest, um evento para destacar as potencialidades locais, seja do comércio, agronegócio, turismo, esportes e cultura. A Agrofest ocorre de 7 a 10 de dezembro e marca o encerramento das comemorações dos 150 anos de emancipação política do município.

Além disso, surgiu a partir de um desafio proposto pelo comércio local para que no dia 8 de dezembro, feriado municipal em homenagem à padroeira, Nossa Senhora das Graças, os arroiograndenses permaneçam na cidade em vez de se deslocarem a outros centros para as compras de final de ano, aproveitando os recursos do 13º salário. "São pelo menos R$ 1 milhão que podem ser investidos no comércio do próprio município", diz o vice-prefeito José Cláudio Ávila da Silva, um dos idealizadores da iniciativa.

À frente da organização estão também os secretários de Agricultura, Fernando Mattos, e do Turismo, Ivana Caldas. A programação ainda está em elaboração, mas eles adiantam que deverá ter um grande envolvimento da classe política local, regional, estadual e nacional, com representações do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal, para a discussão de problemas regionais e possíveis propostas e soluções. "Está confirmada para o dia 8, quando ocorre a abertura oficial, reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), com várias presenças já confirmadas", dizem.

"O nome AgroFest se baseia na vocação agropecuária do município, que tem mais de 80% do seu Produto Interno Bruto (PIB) voltado ao agronegócio", explica o secretário de Agricultura. São 35 mil hectares de arroz, 70 mil hectares de soja, 15 mil hectares de florestas/silvicultura, além das criações como cavalos, gado, ovelhas, contando ainda com as empresas do agronegócio, com unidades de recebimento nos demais municípios da região, e a participação relevante da agricultura familiar. "A valorização dos pequenos produtores é um dos propósitos da atual administração", diz.

As atividades terão início no dia 7 de dezembro, com o Baile do Agro, uma forma de recordar o tradicional Baile do Arroz, no CTG Tropeiros da Querência. Nesta noite haverá a escolha das Soberanas da AgroFest e homenagens a dez arroiograndenses vivos que ajudaram a construir a história do município. A partir do dia 8, as atividades ocorrem no Parque Nézio Brasil Teixeira, o Acampamento Farroupilha. No local, estarão em evidência, além do agronegócio, as mais diversas atividades econômicas do município como o comércio, serviços, gastronomia, agricultura familiar, e outros.

A realização é da Prefeitura de Arroio Grande, que buscou parcerias junto à iniciativa privada, somando ao eventos parceiros como o comércio local e Associação Comercial, Comunidade Católica através da Paróquia Nossa Senhora da Graça, Emater/RS-Ascar, Sindicato Rural e outras.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Armazém do Campo abre suas portas oficialmente no sábado Anterior

Armazém do Campo abre suas portas oficialmente no sábado

Está aberta oficialmente a colheita do pêssego em Pelotas e região Próximo

Está aberta oficialmente a colheita do pêssego em Pelotas e região

Deixe seu comentário