Encerramento

Congresso de Fruticultura encerra nesta sexta com destaque a novas tecnologias

Evento realizado pela segunda vez em Pelotas levou público superior a 1,2 mil participantes durante quatro dias no Centro de Eventos Fenadoce

Foto: Jô Folha - DP - Participaram das atividades visitantes de 25 estados brasileiros e de pelo menos outros sete países

O 28° Congresso Brasileiro de Fruticultura tem nesta sexta-feira (10) o seu último dia. Realizado desde segunda-feira (6), os mais de 1,2 mil participantes devem levar para casa bem mais do que conhecimentos e network. Oriundos de 25 estados brasileiros e de outros sete países - Uruguai, México, Colômbia, Estados Unidos, Itália, Espanha e Argentina - eles tiveram ao longo da abertura oficial e coqueteis de final de tarde, contato com as tradições gaúcha e doceira de Pelotas.

"Tivemos a participação de cavalarianos e invernada juvenil da União Gaúcha na abertura oficial na noite de terça-feira, programações culturais com música gaúcha e também a presença das doceiras no espaço da Cidade do Doce", ressalta o presidente do Congresso, o professor de Fruticultura da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel), Vagner Brasil Costa, destacando a imersão cultural proporcionada aos visitantes.

Segundo ele, o objetivo é desenvolver cada vez mais a fruticultura, mas não deixar de demonstrar o potencial turístico e cultural do município. "Temos um polo de fruticultura em toda a Metade Sul, além do pêssego tem toda uma diversificação, seja de pequenas frutas, olivicultura, pecanicultura, citricultura, vitivinicultura e pudemos proporcionar aos produtores a inserção, qualificação e oportunidade de acesso a novas tecnologias e novos produtos lançados pelas empresas presentes", destacou.

A organização procurou trazer temas novos como uso de bioinsumos, fertirrigação, mudanças climáticas, melhoramento genético tudo aplicado à fruticultura, além de abrir espaço a alunos e pesquisadores apresentarem seus trabalhos, proporcionando aos produtores a tão almejada transferência de tecnologia, salienta.

Também foram entregues os prêmios Professor José Carlos Fachinello à startup que mais se destacou em projetos destinados a atender demandas do setor, e Jovem Cientista, concedido ao melhor trabalho de iniciação científica e às melhores teses de mestrado e doutorado, desenvolvidos na área de fruticultura nos últimos cinco anos. O objetivo é incentivar os jovens pesquisadores, além de destacar a importância do evento como fórum de formação, discussão e divulgação de tecnologias desenvolvidas para fortalecer a fruticultura brasileira.

Oliveiras ganham destaque entre as frutas

Com realização paralela do 5º Encontro Nacional de Olivicultura, o potencial da olivicultura regional está representado em espaço organizado pelo Sebrae e que tem a participação de expositores de Pelotas, Canguçu, Pedras Altas e outros municípios produtores.

Entre eles, está a Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, detentora da linha Potenza de azeite blend frutado, reconhecido recentemente como o melhor azeite do Hemisfério Sul no Prêmio de Qualidade Mario Solinas, principal reconhecimento do mundo do azeite.

A Fazenda Serra dos Tapes teve seus primeiros pomares implantados em 2016. Hoje conta com 210 hectares divididos em dois olivais: o Paraíso com 150 hectares, na Fazenda Serra dos Tapes e o Trapeira com 60 hectares, próximo a Morro Redondo, conta o responsável técnico e agrônomo, Andreis Brusamarello. Segundo ele, os pomares têm idades médias de cinco a oito anos e estão em plena expansão.

Em sua segunda safra produtiva, foram processados este ano 800 mil quilos de azeitonas e a expectativa para a próxima safra é de chegar a um milhão de quilos. "No nosso lagar, além dos nossos, são produzidos os azeites de produtores de toda a região", explica.

Além da linha Potenza nas versões frutado intenso e suave, possuem ainda a linha Pecora Nera, com as monovarietais Arbequina, Koroneiki, Frantoio, Picual e Arbosana. Possui ainda uma linha exclusiva assinada pelo chef Claude Troisgros.

A fazenda está aberta a visitações pois integra a Rota dos Olivais da Serra dos Tapes e oferece experiência completa de imersão na cultura milenar do azeite de oliva, além de visual privilegiado e pôr do sol magnífíco.

Participam ainda da área de exposição fornecedores de insumos, equipamentos e serviços para a Fruticultura, comerciantes e associações de produtores do Rio Grande do Sul e Brasil. Estão previstas ainda rodadas de negócios entre expositores, produtores e comerciantes e Momento Gourmet, com análise sensorial de vinhos e azeites produzidos no Estado.

Sobre a SBF

Fundada em 1970, a Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) é uma sociedade científica sem ­fins lucrativos que tem como principal missão apoiar o desenvolvimento da fruticultura nacional e propor medidas em defesa do setor, contribuindo com o fortalecimento do segmento. A SBF congrega atualmente mais de mil associados e publica periodicamente sua revista científica, a Revista Brasileira de Fruticultura (RBF), de alto impacto na ciência nacional.

O Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF) é realizado a cada dois anos e, em sua 28ª edição, tornou-se o maior e mais tradicional evento técnico-cientí­fico desta área no Brasil. Desde a sua primeira edição realizada em Campinas em 1971, reúne um número expressivo de profissionais de pesquisa, ensino e extensão, produtores, empresários e empresas públicas e privadas direta e indiretamente interessadas neste setor do agronegócio brasileiro, que vem se transformando numa das principais fontes de renda do país. Durante estes 53 anos de história da SBF e do CBF, Pelotas foi a cidade escolhida depois de 43 anos, para sediar pela segunda vez o evento. O primeiro foi em 1979, com a quinta edição.

O evento tem o apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em conjunto com Embrapa Clima Temperado, Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Maria (UFSM), do Pampa (UniPampa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). Com os temas Tecnologia e Sustentabilidade, o maior encontro nacional da área ocorre nos pavilhões do Centro de Eventos Fenadoce, em Pelotas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Conab estima safra de 40 milhões de toneladas de grãos no RS Anterior

Conab estima safra de 40 milhões de toneladas de grãos no RS

Produtores de morango celebram a qualidade da fruta Próximo

Produtores de morango celebram a qualidade da fruta

Deixe seu comentário